22 de outubro de 2007

Soufle de Chocolate do Charlô

Experimentei pela primeira vez este soufle no noivado de minha prima Sandy, que foi feito pelo Charlô. Ao final da festa, fui falar com ele junto com meu pai, e ele nos passou a receita, surpreendentemente fácil. Fiz este soufle duas vezes esta semana, uma para meu irmão, que veio com minha cunhada Didi jantar em casa, e outra na casa da praia do meu amigo Juju. A grande vantagem é que os ingredientes são batidos todos juntos, no liquidificador, e que a massa pode ficar na geladeira até de um dia para o outro, antes de ser colocada no forno.
Ingredientes:
-200g de chocolate em pó Nestlé (do padre)
-200 g de manteiga sem sal (de preferencia deixada um pouco fora da geladeira)
-200 g de açúcar (deixo sempre uma fava de baunilha dentro do pote de açúcar)
-5 ovos inteiros + 1 clara
-Um pouco de uísque ou cachaça - opcional
Como falei, todos os ingredientes são batidos juntos, e colocados em uma forma untada (manteiga e açúcar) não muito funda (o soufle deve subir só uns 30%). Costumo misturar na massa um pouco de uisque (como fiz no Juju). Colocar no forno pré-aquecido a cerca de 180/200 graus. Quando a casa inteira estiver cheirando chocolate (uns 25 a 35 min), o soufle estará pronto. Servir com sorvete de creme.

7 de outubro de 2007

Salada de Frango "Enterro dos Ossos'

É muito comum em casa, especialmente nos finais de semana, que sobrem partes de us frango assado, sempre melhor no dia seguinte, e foi isto que inpirou a Pat, minha mulher, a sugerir uma salada de frango. Quente ou fria? Quente, respondeu com determinação. A receita é simples, mas mistura dois pratos muito comuns em casa; o frango, desfiado, e uma salada que fazemos muito, de tomates caqui marinados, de um dia para outro, com cebolas roxas cortadas em rodelas bem finas.
Os ingredientes:
-Partes de um frango assado, sem pele e desfiado
-Salada verde (gosto particularmente de alface roxa, misturada com frisee)
-Tomates sem pele (ferver por um minuto para tirar facilmente a pele)
-Cebolas roxas marinadas de um dia para outro em um molho de vinagre de vinho branco, azeite, sal e mostarda (os tomates caqui que havia marinado com as cebolas não passaram do primeiro jantar - guardei somente as cebolas e o molho)
-Queijo parmesão (fatiei neste caso com um ralador de trufas, deixando as laminas quase transparentes)
-Azeite, vinagre de vinho brando, sal, pimenta, alho e mostarda, para o molho da salada
Misturar os ingredientes do molho com o molho da cebola marinada, e com o alho esmagado (que ser'a retirado do molho antes de servirmos). Esquentar o frango no microondas, e ao sair cobri-lo com um pouco do molho. Com o restante (tirar os pedaços de alho), misturar as folhas verdes resgadas ao meio com o molho, os tomates e a cebola. Misturar bem, colocar sobre tudo o frango e o parmesão.
Irresistível...