30 de dezembro de 2007

O Melhor Frango na Churrasqueira

Fiz um almoco na casa de meu irmao na praia, com um visual lindo do mar e um equipamento novo da Viking, esperando para ser estreado. Alem da Pat, estavam presentes nossos amigos Jacob e Vero, nossos anfitrioes Didi e Fred e nosso arquiteto e amigo Arthur com sua mulher Maraí.

No cardapio, fizemos hamburger de alcatra, batatas, a tal farofa da Romilda (ver receita), arroz frito na chapa (arroz semi cozido grelhado na chapa com azeite, cebola, alho poró, cenoura picadinha e vagem picadinha, pimentão picadinho, e mais um pouco se shoyu) e um frango marinado que vi no Jamie Oliver (de novo ele, "Em Casa com Jamie") e que ficou muito boa.

Os ingredientes:

- 2 frangos organicos inteiros
- 1 colher de sobremesa de cuminho em pó
- Alecrim fresco picado (1/2 chicara)
- Tomilho fresco picado (1/2 chicara)
- 8 folhas de louro, inteiras
- Casca de 1 laranja
- Suco de 2 laranjas (pera)
- Pimenta do reino
- Paprika doce (2 colherer de sopa)
- 1 cabeça inteira de alho descascado e picado
- 1 vidro inteiro de ketchup
- meia chícara de azeite
- Sal grosso moído a gosto

Os temperos sólidos devem ser picados juntos (menos o louro, que vai inteiro) e em seguida misturados com o suco de laranja, com o o azeite e o ketchup. O frango deve receber na coxa e no peito algumas incisões de 1 cm para pegar melhor o gosto. Em seguida, com os frangos bem misturados com o marinado, devem ser colocados numa assadeira bem fechada com alumínio e assados assim por cerca de 1 hora no forno a 190 graus. Uma vez feito isso, eles vão para a churrasqueira, somente por alguns minutos e para pegar cor e o gosto da brasa, podendo-se utilizar o molho da assadeira para ir molhando os frangos, com um galho grande de alecrim. Ficou demais...

27 de dezembro de 2007

Penne a Carbonara com Abobrinha "Jamie Oliver"

Jamie Oliver tem uma receita mostrada em sua nova serie "Em Casa com Jamie" de um Carbonara fantástica, combinada com abobrinha, o que dá um ar ligeiramente mais light a este prato conhecidamente "encorpado", e ao mesmo tempo maravilhoso. Sei que nem todos apreciam carne de porco, mas sugiro neste caso tentar outra receita. Comi pela primeira vez um Carbonara em Ravello, na Costa Amalfitana, em minha lua de mel, e desde então virei um fã do prato. 

Os ingredientes: 

-1 pacote de penne (fica muito bom com spagetti também)  
-1/2 cebola picada 
-8 fatias largas de bacon ou pancetta cortados em quadrados pequenos, de cerca de 3 por 3 cm 
-3 ovos 
-1 xicara queijo pecorino ralado 
-Pimenta do reino moida na hora (importante neste prato) 
-Pitada de noz moscada 
-6 abobrinhas medias, cortadas em rodelas e depois ao meio, como meias luas (opcional) 
-Cebolete francesa ou salsinha picada 

Cozinhar o macarrão com bastante água e sal grosso. Colocar os pedaços de bacon em uma panela inicialmente fria, e deixar esquentar para soltar toda a gordura, até ficarem bem crocantes. Jogar a cebola, e refogar por mais alguns minutos. Colocar a abobrinha e deixar refogar mais alguns minutos, até ficarem "al dente" e o bacon ficar bem dourado. Colocar uma porção generosa de pimenta. Num vasilhame aparte, colocar os ovos,  1 xicara de pecorino (ou outro queijo curado como parmesão). Acrescentar também a noz moscada, e misturar bem, formando um creme. Quando o bacon estiver pronto, juntar o macarrão com um pouco da agua do cozimento, formando uma emulsão. Tirar a panela do fogo, e aguardar alguns segundos para esfriar um pouco (e não fazer um omelete com os ovos!). Misturar em seguida o creme de ovos na massa, e um pouco a agua do cozimento para ficar mais liquido. Colocar o cebolete picado e mais pimenta, a gosto. 

26 de dezembro de 2007

Farofa da Romilda

A comida da casa de Dona Pola, avó carioca de minha mulher, é famosa pelo tempero ultra caseiro. Sua cozinheira, a Romilda, me lembra muito a Dona Anastácia, do Sítio do Picapau Amarelo (30 quilos mais magra!!!). Entre várias iguarias, ela faz a melhor batata frita, o melhor feijao preto, o melhor rosbife, só para citar alguns exemplos. Aprendi nestas férias sua receita de farofa, que é simples e maravilhosa. Os ingredientes:
- Farinha de mandioca (cerca de 3 chicaras para cada 2 pessoas)
- 2 colheres de sopa de salsinha bem picada
- 1 colher de sopa de margarina Qualy para cada 2 pessoas
- 3 ovos para cada 2 pessoas
- 1 cebola média bem picada para cada 2 pessoas
- Sal e pimenta a gosto
As quantidades são aproximadas, mas se colocarmos poucos ovos ou cebola em muita farinha, a farofa vai ficar seca e sem graça.
Refogar bem a cebola na margarina até ficar dourada, e colocar sal (será dicficil salgar após colocarmos a farinha). Em seguida, colocar os ovos e mexendo sempre deixá-los virar uma especie de creme de ovo, com pedaços bem pequenos, mas não tão firme quanto um ovo mexido. Colocar a salsinha e continuar mexendo, e colocar a farinha aos poucos, tomando o cuidado de não exagerar na quantidade para que a farofa não fique muito seca. A receita pode ser feita com farinha de mandioca temperada Deuza, que usamos muito, e fica excelente.