21 de julho de 2008

Escalopes de Vitela ao Molho de Champignons

Esta idéia surgiu de um livro de receitas que meu irmão Fred comprou, e resolveu fazer neste final de semana na praia. Comprou os escalopes de vitela, e apesar da receita original ter um molho Marsala, fizemos uma adaptação para um molho com champignons. Cozinhamos eu, meu irmão Fred e minha irmã Rachel, alem de uma participação especial de minha sobrinha de 4 anos, ou seja, um verdadeiro evento em família.

Os ingredientes:
Cerca de 2 files de vitela por pessoa, batidos para não ficar muito grossos
200 g Champignons “Paris” lavados e fatiados
200 g Shitake lavado e fatiado
200g Shimeji lavado e picado
4 dentes de alho picados bem finos
½ xícaras de cebolinha bem picada
1 limão
2 colheres de sopa de tomilho fresco
Farinha de trigo
100 g de Manteiga
Azeite de oliva
1 cubo knorr de carne
Sal e Pimenta a gosto

Após refogar o alho e a cebolinha numa caçarola funda, colocamos os champignons juntos e deixamos soltar água. Cozinhamos por cerca de 15 min, e colocamos o caldo knorr picado, sal e pimenta. Quando já tiver reduzido bem, mais uns 10 min, colocamos o creme de leite e algumas gotas de limão, assim como o tomilho. Experimentar para ver o tempero, e corrigir se necessário.
Paralelamente, passamos os escalopes já temperados com sal e pimenta por um pouco de farinha, e numa frigideira bem quente, com manteiga e azeite, passamos rapidamente dos dois lados, e reservamos numa travessa bem aquecida, para não esfriar.
Para finalizar, colocamos os champignons sobre a travessa com os escalopes já prontos, e servimos com arroz ou batata. Não sobrou praticamente nada...