26 de agosto de 2008

Minha Paella


Meu amigo Juju me ligou dizendo sábado passado dizendo que estaria indo ao mercado municipal, e me perguntando o que poderíamos fazer de almoço. Sugeri uma Paella, que foi o que fizemos. Esta receita na verdade é meio minha, e com o tempo fui aprimorando a receita até chegar neste ponto, para mim ideal.

Ingredientes

- 4 a 5 camarões médios por pessoa (tamanho 15, onde 15 camarões pesam 1 quilo)
- 1 kg de lula limpa e cortada em rodelas para cada 4 pessoas
- ½ kg de mariscos congelados grandes com meia casca (do Santa Luzia)
- Arroz Bomba Espanhol (1 xícara para cada 3 pessoas, aproximadamente)
- 1 pimentão vermelho
- 1 cebola grande bem picada
- 4 dentes de alho
- Tempero para Paella espanhol (usei da marca Paellero - Carmencita, a venda no Mercadão e no Santa Luzia)
- Alçafrão em “pistilos”
- Salsinha
- 4 limões
- 1 vidro de azeite extra virgem (espanhol?)
- Um pouco de manteiga para reforgar os camarões
- Sal e pimenta do reino a gosto

O pimentão deve ser assado no forno médio (180-200) por uns 40 min, até começar a ficar escuro (furar com a ponta de uma faca antes, senão ele estoura). Em seguida, coloque-o num plástico, por uns 5 minutos, para finalmente tirar a pela, que sai facilmente. Tirar os caroços e cortar em tiras compridas e finas.

Os mariscos devem descongelar antes de começarmos. Em seguida refoguei-os no azeite, 1 dente de alho picado e salsinha, virados para baixo, por uns 5 min. Reservar.
A Paellera tem que ser proporcional ao numero de convidados. Tenho uma para 16 pessoas, mas preciso de um fogão grande para usá-la. Neste caso, como éramos 4, fiz numa panela média de Le Creuset (foto).

Temperar os camarões e as lulas (separados) com bastante limão, assim como com sal e pimenta do reino. Deixar escorrer.

Em uma panela com ½ litro de água, colocar o alçafrão e o tempero para Paella espanhol, e deixar reduzir por uns 15 minutos. Cada xícaras de arroz deveria levar o dobro do volume em água, aproximadamente.

Neste ponto estamos prontos para começar a Paella. Colocamos a Paellera no fogo médio, e deixamos que esquente alguns minutos. Colocamos azeite, alho e cebola, que devem dourar rapidamente, e em seguida as lulas (a panela tem que estar quente, senão as lulas vão cozinhar). Após alguns minutos, assim que a a lula soltar água, colocamos o arroz, mexemos por alguns minutos e começamos a colocar o caldo, um pouco de cada vez, como num risoto. Quando o arroz estiver quase bom, refogamos numa frigideira grande os camarões em um pouco de manteiga, uns 3 minutos de cada lado.

Montamos a Paella com os camarões, os mariscos e os pimentões por cima, fechamos com papel alumínio e deixamos no fogo por mais alguns minutos antes de servir.

7 de agosto de 2008

Moqueca de Camarão do Mi


Este prato tem um grande componente emocional, já que meu pai aprendeu a receita em Salvador, no Bargaço, e fez para todos nós diversas vezes na sua casa na praia da Baleia. Repliquei a receita este final de semana, na casa de meu irmão na praia, com alguns convidados, entre eles o arquiteto da casa, Tiago, e um casal de amigos da minha cunhada, Marina e Gustavo. A receita serve de 8 a 10 pessoas.

Os ingredientes da Moqueca

-2 kg de filés de Robalo, limpos e sem pele (1 kg do peixe inteiro dá metade em filés)
-2 kg de camarão (usei tamanho 15, total 30 camarões)
-½ kg de tomate fresco, cortado sem sementes
-½ kg de tomate pelado italiano
-3 cebolas grandes
-1 pimentão vermelho grande, limpo e sem sementes
-2 pimentas dedo de moça
-6 limões
-Salsinha
-Coentro para servir picada, na mesa
-Azeite de Oliva
-1 vidro pequeno de leite de coco
-1 vidro de Tabasco ou outra pimenta a gosto

Os ingredientes da Farofa de Dendê

- Farinha de Mandioca temperada “Deuza”
- 3/4 dentes de alho, bem picados
- Azeite de Oliva
- 1 vidro pequeno de azeite de Dende 

O primeiro passo da receita é bater no liquidificador, não excessivamente, a cebola, os tomates (fresco e em lata, o pimentão e a salsinha (na receita original batemos coentro, aqui, como minha mulher não come, coloco coentro picado na mesa, para quem quiser). Numa caçarola grande, colocamos um pouco de azeite de oliva misturado com azeite de dendê, e refogamos as pimentas dedo de moça, cortadas na metade e sem caroço. Colocamos em seguida o leite de coco, com algumas gotas de limão, e deixamos ferver alguns minutos. Retirar as pimentas. A mistura do liquidificador é em seguida misturada na caçarola, e deixada para reduzir, tudo misturado, em fogo baixo, por 15 min.

Separadamente, temperamos os camarões com sal pimenta e limão, fazendo o mesmo com os filés de peixe. Meu pai corta os filés na metade (ficando com dois files bem compridos)e os enrola, colocando um palito para segurar os filés, o que dá um efeito muito bonito. O peixe pode ir para a caçarola, e ficar mais uns 15 minutos. Experimentar e acertar sal e pimenta, colocando mais azeite de dendê se necessário. O último passo é colocar os camarões, que se ficarem submersos ficam prontos em 6 ou 7 minutos

Numa outra frigideira, refogar o alho bem picado no azeite de oliva, e colocar o sal no azeite, já que fica difícil de misturar sal na farofa posteriormente. Antes de colocar a farofa, colocar meio vidro pelo menos deazeite de dende, e logo em seguida colocar a farinha Deuza. Misturar no fogo medio por pelo menos 5 minutos. Tomar cuidado, a farofa fica muito quente. Esperar esfriar um pouco, e experimentar para acertar sal e dendê, se necessário. Colocar o restante do dende na moqueca.

Servir tudo com arroz branco, e servir o coentro picado a parte, para quem quiser. Tenha a mão uma pimenta forte, ou em ultimo caso Tabasco, para os aficionados.