31 de outubro de 2008

Torta de Maçã do Renato

Esta receita é do “restauranteur” e amigo Renato Ades, e fiz pela primeira vez para um almoço delicioso domingo na casa de meus queridos amigos Jacob e Veronica, para finalizar um pernil cordeiro que fizemos na churrasqueira deles (ver a receita "Cordeiro na Brasa").

Os Ingredientes:

Para a Massa
- 200 g farinha
- 100 g manteiga gelada
- 1 gema
- Meia colher de chá sal
- 3 colheres de sopa de água gelada

Para o Recheio
- 200 g manteiga quente
- 200 g açúcar
- 200 g amêndoa moída
- 1/4 xícara farinha de trigo
- 2 a 3 colheres de chá de essência de baunilha
- Cointreau a gosto
- 2 ovos inteiros
- 4 maçãs verdes grandes sem casca, fatiadas bem finas, e molhadas em um pouco de limão para não ficar pretas.

A massa é feita com a manteiga bem gelada, e com água gelada, para possibilitar a abertura da massa na forma. Os ingredientes são batidos no processador, e colocados, bolinha por bolinha, na assadeira. É importante furar a massa em toda a sua extensão com um garfo.

Batemos separadamente o recheio em uma batedeira, primeiro a manteiga morna, até formar uma pasta (1 minuto) e em seguida os outros ingredientes. Deixe os ovos para o final, para poder experimentar antes de misturar os ovos crus.

Coloque este recheio sobre a massa, coloque as maçãs em pé, enfileiradas em dois ou três círculos, dependendo do tamanho da assadeira. A massa cresce bastante.

Coloque um pouco de açúcar de confeiteiro sobre as maçãs, para que elas fiquem douradas Deixe no forno por cerca de 40 minutos, a 160 / 170 graus. Pode ser servida morna ou fria.

21 de outubro de 2008

Risotto de Camarão do Mi

Meu pai criou esta variante de sua famosa Moqueca, e não coloquei muita fé na idéia até fazê-lo na semana passada, para ele, sua (então) namorada Nancy, minha irmã Rachel e a Pat.

Os Ingredientes

- 5 camarões grandes limpos e com rabo por pessoa (que neste caso deu 1,6KG de camarão)
- 1 kg de tomates tipo Débora
- 1 pimentão vermelho
- 2 cebolas grandes
- 1 vidro (200ml) leite de coco
- 2 pimentas dedo de moça
- 4 limões
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de coentro
- 1 maço de cebolete francesa
- Azeite de oliva
- 1 pacote de arroz arbório
- 1/2 calice de vinho branco
- 4 chicaras de caldo de galinha quente(usei knorr e agua)
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Assim como na moqueca, batemos no liquidificador os tomates sem caroço (deixar dois para colocarmos em pedaços), o pimentão sem sementes (asso ele um pouco no forno antes, para ficar menos indegesto), 1 cebola e bastante salsinha (1/3 do maço).
Em um wok grande (ou frigideira), colocar 1/2 xicara de azeite e as pimentas dedo de moça cortadas no meio, sem sementes (não manipular com a mão). Apos refogar 1 minuto, coloque o leite de coco e a mesma quantidade de agua (usando a mesma garrafa. espremer 1 limão para não talhar. Ferver 2 minutos. Retirar as pimentas e misturar com a mistura dos ingredientes batidos. Ferver mais 5 minutos e colocar o restante dos tomates sem semente cortados em fatias finas, e a outra cebola cortada em "meias rodelas". Ferver mais uns 5 minutos. Acertar o sal.

Em uma panela separada, refogamos 1/2 cebola picada no azeite, e colocamos duas chicaras de arroz. apos 1 minuto no fogo brando, colocamos o vinho e caldo de galinha quente, de concha em concha...

Neste momento, temperamos os camarões com limão, sal e pimenta, e colocamos no wok com a mistura de tomates em fogo brando (deixar os camarões submersos). estes não devem ficar no fogo mais que 6 a 8 minutos minutos, dependendo do tamanho, para não passar do ponto. Passado este tempo, colocar uma parte do molho dos camarões no arroz, para finalizá-lo. Controlar para o arroz ficar "al dente".

Para terminar, misturamos o restante dos camarões com o arroz, jogamos cebolete picadinha por cima, e servimos, com o maço de coento ficadinho a parte, para os apreciadores.