18 de dezembro de 2008

Arroz de Bacalhau na Chapa


Esta receita de arroz de bacalhau foi criada meio no improviso, num final de semana na casa de meu irmão, em São Pedro. A receita é inspirada no arroz frito do meu pai (ver receita), e foi feita na chapa de meu irmão. Diria que a chapa é o personagem principal desta receita.

Os ingredientes:

-2 batatas grandes sem casca e raladas (fino), deixadas de molho
-2 cebolas grandes cortadas em tiras finas
-600g de bacalhau desfiado, dessalgado de um dia para o outro
-2 xícaras de arroz pré-cozido (ainda duro)
-1 xícara de azeitonas sem caroço
-1 xícara de alho porro picado
-4 ovos
-1 xícara de salsinha picada

A receita e bem simples. quando a chapa esquentar, colocamos azeite, aljo porro e a cebola, e vamos mexendo. colocamos a batata primeiro, que esta crua (escorrer bem primeiro), as azeitonas e o bacalhau, os ovos, e finalmente o arroz pre cozido. Mexemos tudo e servimos, com um pouco de salsinha por cima. Sucesso garantido...

Arroz Frito do Vovo


Esta é uma das receitas mais clássicas de meu pai, que costuma faze-la em uma chapa que tem em seu sítio. Neste caso, fiz uma variação no wok, na casa de praia de meu irmão, num final de semana de dezembro com minha mãe, seu namorado Sergio, minha irmã Rachel e a Pat, que tirou a foto.

Os ingredientes:

-2 xícadas de arroz basmanti pré-cozido (ainda duro)
-1 xicara de vagem picada
-1 xicara de cenoura picada
-1 xicara de cebola picada
-1 xicara de alho porro picado
-1 pimentão vermelho assado 25 min no forno, sem pele
-Shoyu
-Azeite de oliva

Colocar no wok a cebola e o alho porro com um pouco de azeite, refogar e ir colocando a cenoura, a vagem e o pimentão cortado em tiras finas. Colocar o arroz pré cozido e deixar fritar mais uns 5 minutos. Colocar um pouco de shoyu, e acertar sal e pimenta. Nesta variação, coloquei também um pouco de nirá (broto de alho).

Salada Mediterrânea


Esta é uma receita bem interessante, de um pequeno restaurante na região costerira de Bodegas Bay, perto de Napa Valley. Fiz ela no final de ano na casa de meu irmão na praia, junto com nossos amigos Veronica e Jacob.

Os ingredientes:

-Hommus
-Azeitonas pretas pequenas
-Queijo Feta
-Abobrinha Grelhada
-Berinjela Graelhada
-Tomates grandes (da feira do Pacaembu)
-Alcachofrinha em vidro italiana
-Torradas de pão pita, feitas na churrasqueira
-Dentes de alho torrados no forno
-Paprica doce

Os ingredientes são servidos em travessas diferentes, conforme mostra a foto, regados com em bom azeite (que nossos amogos Vero e Jacob trouxeram, da Bufalina). Coloquei um pouco de paprika dioce sobre o Hummus.

1 de dezembro de 2008

Salada Orzo


Comi esta salada feita pela Joyce, do Buffet L´Éppicerie, no Bris do meu filho, e adorei... Ela fez a gentileza de mandar a receita para minha mãe:

Para 20 pessoas

- 1 pacote de macarão Risoni Barilla
- tomate seco - 400 gr
- nozes - 300 gr
- azeitona preta - 200 gr
- radichio - 1 bolinha
- parmesao ralado - 300 gr
- aceto balsâmico - a gosto
- azeite extra-virgem - a gosto
- sal / pimenta a gosto

Cozinhar o macarrão. Picar todos os ingredientes e servir a temperatura ambiente, como acompanhamento. Fica ainda melhor no dia seguinte.