19 de setembro de 2009

Manga com Curry da Rachel

Uma vez minha irma Rachel por acidente colocou curry numa sobremesa, achando que era canela. O resultado foi surpreendente, e assim nasceu esta sobremesa. Comemos ela num jantar de Rosh Hashana na casa de meu pai.

Os ingredientes:

- Uma rodela de manga por pessoa, cortada em tiras transversais mas mantida inteira
- Acucar de confeteiro
- Curry Madras, aproximadamente 15% do volume do acucar
- Algumas gostas de conhaque ou outro destilado equivalente
- Uma folha de hortela por pessoas para decorar

Uma vez montadas as mangas cortadas em travessas refratarias individuais, colocar o acucar misturados com o curry sobre ela, aproximadamente uma colher de sopa por pessoa, e cobrir com algumas gotas de conhaque. Colocar no forno a 180 C por 25 minutos, colocar a folha de hortela e levar imediatamente a mesa.

8 de setembro de 2009

Rigatone com Lagosta e Alcachofra - Versão 2


Havíamos feito este prato na casa de nossos amigos Juju e Debora, mas como fomos a São Francisco Xavier no final de semana passado, na Casa da Marina e do Alan,e resolvemos fazer uma variação do prato original, que acredito ficou perfeito desta vez, com caudas inteiras de lagosta. O final de semana estava lindo, e apareceu até uma cascavel no final para dar um clima bem selvagem...

Os ingredientes:

-4 caudas de lagosta congeladas inteiras
-1 vidro de corações de alcachofra
-3 cenouras grandes
-2 alhos porros
-2 cebolas grandes
-Creme de leite
-Alçafrão moido
-1/2 limão siciliano
-Salsinha picada
-1 pacote de Rigatone italiano
-Sal e Pimenta a gosto

A parte mais dificil do prato é como cozinhar as lagostas, para que elas não foquem duras. Abrimos por tras com uma tesoura (bem limpa) as lagostas, sem cortar a carne. Colocamos as caudas numa panela com agua fria, o suficiente para cobrir as caudas, e acrescentamos as 3 cenouras picadas, 1 das cebolas picada, e 1 alhop porro picado. Colocamos um pouco de sal grosso e levamos ao fogo baixo, até ferver. Uma vez fervido, desligamos o fogo, e deixamos esfriar um pouco. As caudas estão prontas, e podemos reservá-las e deixar esfriar. O resto do molho volta ao fogo, e deixamos reduzindo no fogo por mais uma 1/2 hora. Batemos e reservamos.

Cozinhamos o pacote de rigatone ao dente, escorremos e colocamos na travessa onde vamos servir o prato.

Numa outra caçarola, refogamos a cebola e o ourtro alho porro, colocamos as alcachofras cortadas em 4, um pouco da agua do vidro das alcachofras, um puco do molho de lagostass, e finalmente sas caudas cortadas em pedaços. deixamos esquentar um pouco, colocamos o alçafrão, meio limão siciliano, e por ultimo o creme de leita. Acertamos o sal e a pimenta, e colocamos sobre a travessa com o Rigatone ao dente. Jogamos salsinha por cima de tudo.

Paella de Frango da Inma


Comemos esta Paella na casa de nosso amigo Alberto Duran, no Rio, preparado por sua mulher Inma, que é do sul da Espanha. A maneira de preparar a Paella é bem diferente da que estava acostumado, e o resultado foi incrivel.

Ingredientes:

- Sobrecoxas desossadas e peitos de frango cortados em pedaços iguais (cubos)
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho moidos
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
- 1 lata de tomate italiano
- Meia xicara de tomates cereja pequenos (inteiros)
- 1 xicara de vagens cortadas em tiras de 3 cm
- 1 xicara de ervilhas frescas
- 2 colheres de cha de alçafrão em "pistillos"
- 2 tabletes de Caldo Knorr de galinha
- 1 colher de café de cravo em pó
- Tempero para Paella "Paellero" (comprei no Santa Luzia)
- Azeitonas pretas sem caroço
- Duas xicaras de arroz "Bomba", espanhol (A Inma fez com arroz Arborio, pois não achou arroz espanhol no Rio)

Temperamos os pedaços de frango com sal e pimenta. Refogamos estes numa paellera ou frigideira alta com azeite, até ficarem ligeiramente dourados, e colocamos nesta ordem os dentes de alho moídos, a cebola picada e o pimentão, e deixamos refogar por alguns minutos mais. Em seguida, colocamos a vagem, a ervilha, os tomates cereja e os tomates italianos, e mexemos por mais um minuto ou dois. Colocamos neste momento 5a 6 xicaras de água com caldo knorr (ou usar um bom caldo de galinha feito em casa, que logico fica bem melhor), e deixamos cozinhar por cerca de 15 minutos, acrescentando mais agua se necessário. Acertamos o tempero, colocando o alçafrão em pistillos, que devem ser muito rapidamente torrados (deixo no forninho cerca de 1 min, só para o acafrão ficar "quebradiço") e moídos antes de ser acrescentados ao prato. Colocamos também o tempero para Paella, e acertamos sal e pimenta. Neste ponto a panela deve ter pelo menos metade de seu volume liquido, que será absorvido pelo arroz.

Colocamos o arroz, abaixamos o fogo e mexemos somente uma vez. Colocamos as azeitonas pretas (umas 10/12) por cima do prato. A partir daí, temos que deixar o arroz parado, mexendo constantemente a panela (procurando "soltar" o fundo do arroz), para este não queimar no fundo (ele vai queimar um pouco, faz parte do prato). Acrescentamos se necessário mais um pouco de água com um pouco caldo knorr diluido. Quando o arroz estiver quase pronto, desligamos o fogo, e deixamos tampado por alguns minutos (ou no caso da Paellera colocamos papel alumínio). Colocamos azeite antes de servir.

Galinha Fresca da Romilda

O segredo desta receita, da cozinheira da avo da Pat, e deixar o frango de um dia para o outro para pegar o gosto do tempero. A Dona Pola alega que o segredo e comprar galinha fresca numa carrocinha perto de onde mora, no Leblon, Seja o que for, e sempre um dos pontos altos de noss s idas ao Rio de Janeiro.

Os ingredientes:

- I Frango inteiro "fresco"
- 6 dentes de alho amassados com um pilao (colocar um pouco se sal junto para facilitar)
- 1 xicara de vinagre de maca
- 3 colheres de sopa de Molho ingles
- Sal
- Pimenta
- Meia xicara de suco de laranja pera

Aos colocar os temperos, deixar por uma noite coberto, na geladeira. Colocar numa assadeira e cobrir com aluminio, assando por 45 min a 200C. Tirar o aluminio, destrinchar o fradgo e colocar meia xicara de suco de laranja, para finalizar no forno ate ficar dourado, cerca de mais 20 min a meia hora. Servir com "farofa da Romilda" (ver receita).