21 de outubro de 2009

Salmão "En Croute"


Aprendi esta receita com o Chef Joab, que dá treinamentos em fornos combinados para a Prática, e o prato me pareceu bem fácil, e ao mesmo tempo com cara de um prato bem sofisticado.

O preparo deste prato se divide em três partes:

1) "Selar" o salmão no forno bem quente, só com azeite, sal e pimenta;
2) Refogar um pouco de Champignons de Paris numa frigideira, com manteiga, shoyu e cebolinha (poderíamos fazer este prato sem esta parte dois, ou sem os champignons, em cujo caso colocamos um pouco de shoyu no salmão - mas acho que os champignons, para quem pode comer, fazem muita diferença, vale a pena o esforço extra);
3) Colocar as duas partes acima, nenhuma das duas quente, numa massa arosa e assar para finalizar.

Ingredientes:

- 1 filet de salmão limpo (espinhas tiradas pelo peixeiro) e sem pele, de cerca de 500g para 2 pessoas
- 1 xicara de Champignons de Paris lavado e cortado na metade
- 1 pacote de massa arosa
- Manteiga
- Shoyu
- Cebolinha picada, cerca de uma colher cheia de sopa
- Salsinha picada, idem
- 1 gema de ovo para passar em cima da massa no final

Ligamos o forno a uma temperatura alta (220C). Enquanto o forno esquenta, pegamos o filet de salmão, lavamos em agua corrente, secamos com papel toalha e colocando numa assadeira (colocar um fiozinho de azeite por baixo para não grudar). Normalmente faço alguns cortes no salmão, de lado a lado, de um centimero de profundidade, e a cada 3 cm, para facilitar acertarmos o ponto (assim, fica mais fácil ver se ele não está cru por dentro). Colocamos um pouco de azeite por cima do salmão (uma colher de sobremesa), espalhamos (não deixar cai na assadeira, e se cair secamos), e colocamos sal e pimenta. Colocamos o salmão no forno já quente por cerca de 20/25 min, ou até assado. Retiramos do forno e deixamos esfriar (importante).

Para a segunda parte, lavamos os champignons, deixamos secar um pouco numa peneira e cortamos na metade ou em pedaços menores. Colocamos uma colher de sopa de manteiga sem sal numa frigideira, em fogo medio, colocamos cebolinha e a salsinha picadas e mexemos com uma colher de pau por um ou dois minuutos. Colocamos os champignons e continuamos mexendo até ficar cozido (esperimentamos para saber o ponto). Colocamos um pouco de sal, pimenta e cerca de 2 colheres de sopa de shoyu (coidado que o shoyu é salgado, melhor colocar antes o shoyu, experimentar e colocar mais sal se necessário!). Mexer mais alguns segundos e deligar o fogo, deixando o champignosn esfriar (qualquer coisa quente vai derreter a massa, por isso esperamos alguns minutos).

Para a fase 3, abrimos a massa numa tábua (se ela ficar muito tempo fora do freezer vai grudar, tirar 10 min antes de usar), colocamos o salmão morno no meio, colocamos os chapignons por cima, sem derramar muito molho (melhor colocar com uma colher, montando aos pouco). e fechamos a massa (dobrar por cima do salmão. Passamos com um garfo a gema por cima sa massa antes de voltar ao forno. Uma coisa que o Chef Joab fez que deu um efeito muit legal foi fazer alfuns cortes na massa, saindo do salmão e indo em dioreção à borda, fazendo tiras de cerca de 2 cm, e dobrando-as a por cioma do sdalmão como se fosse uma trança. O efeito é muito legal, mas de novo, opcional.

Para finalizar, colocamos no forno médio o salmão na massa por mais uns 15 min, ou até a massa ficar dourada. Sugeriria servir com salada verde.

20 de outubro de 2009

Rosbife da Bisa

Esta é a receita mais conhecida da Avó da Pat, o famoso rosbife que meu filho poderia comer todos os dias.

Os ingredientes:

- Filet mignon
- Meia xicara de Molho ingles
- 5 dentes de alho
- Meia taça de vinho branco ou tinto
- Sal e Pimenta do Reino a gosto

Talvez o principal segredo deste prato seja tempera a carne um dia antes, com o alho bem amassado e molho inglês, e deixar na geladeira. No dia seguinte, enrolar com um barbante, aquecer bem uma panela , se possivel de ferro, e selar bem com um pouco de oleo vegetal e manteiga a carne de todos os lados, deixando-s bem tostada por fora. Reservar a carne e deixar descansar por 15 minutos.
Neste meio tempo, na panela de ferro, colocar meia taça de vinho branco ou tinto, para deglacear, mais uma ou duas colheres de sopa de molho inglês e meia xicara de agua, deixando reduzir por 10 minutos.

Com uma faca eletrica, apos retirado o barbante, fatiamos o rosbife bem fino. Nossa cozinheira, a Done Ema, coloca um tempinho no fresezer para cortar mais fácil, com a faca eletrica. Após cortar cobrimos com o molho e deixamos assim até servir. O rosbibe deve ser servido a temperatura ambiente, mas o molho deve ser aquecido e colocado sobre a carne, antes de servi-la.

19 de outubro de 2009

Blanquete de Vitela a L'Ancienne


Este prato é um dos meus favoritos no Restaurante Ici, que faz esta vitela como ninguem. Tentamos reproduzí-la em casa com o proprio Renato e sua familia, junto com meu irmao, que tinha acabado de chegar de NY. O resultado foi mais que surpreendente.

Os Ingredientes (para 5 pessoas):

- 1,2 kg de Blaquette de Veau (comprei no Santa Luzia)
- 300 g de Champignons de Paris cotados em pedacos iguais
- 300 g de cebola pequena sem casca e cortada na metade
- 3 mini alhos porros cortados longitudinalmente na metade e em pedaços grandes
- 200 g de mini milho, cortado lomgitudinalmente na metade
- 300g de cenouras pequenas cortadas longitudinalmente
- 1 xicara de creme de leite
- 1 1/2 cubo de caldo Knorr de carne
- Manteiga para dourar a carne
- Cebolete francesa para finalizar

Precisamos para fazer este prato corretamente de uma cacarola de ferro, pesada, e de preferencia no fogo forte (usei uma que tenho da Le Croiset).

Como primeiro passo, colocamos sal e pimenta na carne de vitela, que ja vem cortada em pedacos. Colocamos a panela no fogo e dexamos alguns minutos para que esquente, colocamos um pouco de azeite e imediatamente a carne, e deixamos que doure. Coloquei tambem um pouco de manteiga, para dar cor. Apos 6 a 8 minutos, com a carne ligeiramente dourada, colocamos as cebolas e o alho porro, e continuamos mexendo por mais alguns minutos.

Neste ponto, colocamos os outros ingrdientes, um a um: os champignons, as cenouras e os mini milhos. Misturar bem, e complatar de agua ate que tudo esteja quase submerso. Colocar os cubos de knorr, tampar e deixar cerca de 1 h no fogo medio, mexendo eventualemte, ate reduzir o liquido pela metade. Acertar sal e Pimenta. Colocar neste momento o creme de leite, deixar ferver e servir na propria panela, com um puco de cebolete por cima para decorar, e acompanhado de arroz.