9 de novembro de 2009

Pescada Cambucu do Ruffino


Este é um dos pratos favoritos da minha familia, já que como no Ruffino do Guaruja desde pequeno. O prato é muito leve e tem us sabor bem mediterrâneo. Fiz em meu forno combinado, mas entendo que ele pode ser feito num forno normal, coberto com aluminio, conforme receita abaixo:

Os Ingredientes:

- 1 Pescada Cambucu de 2 kg cortada em 2 files sem Pele
- Meio kg de batatas, descascadas e cortadas em rodelas finas (tipo "portuguesa")
- 3 cebolas grandes cortadas em tiras
- 3 dentes de alho bem amassados
- 2 pimentoes vermelhos assados no forno e cortados em tiras finas, com casca
- Meia xicara de Alecrim
- 2 a 3 tacas cheias de vinho branco
- Sal e Pimenta a gosto

Inicio o prato colocando o pimentão no forno quente, por uns 10 minutos, tomando o cuidado de fazer alguns furos nele para ele não "estourar". Ao mesmo tempo, descasco as batatas, deixando-as sempre de molhio até cozinhar, para não ficarem pretas. Corto as batatas bem finas e cozinho na agua e sal, por alguns minutos. Reservar numa peneira, para escorrer.

Numa frifgideira, refogar no azeite a cebola e o alho, ate ficarem bem dourados, e colocar o vinho. Acrescentar o alecrim, deixar ferver e reservar.

Colocar o peixe numa travessa refrataria grande, temperar com sal e pimenta, colocar sobre os files um fio de azeite e as cebola com o vinho, para que fique semi coberto, fechar a travessa com aluminio e levar ao forno 180/200 C por 15 minutos.

Retirar o pimentão do forno, quando ele estiver quase preto, tirar a sementes e a casca (o jeito mais fácil de fazer isso é deixar os pimentões saindo do forno num plastico fechado, por 5 min, e a pele sairá facilmente). Cortar em tiras finas.

Retirar o peixe do forno e esperimentar para ver se já está cozido. Acertar sal e pimenta. Colocar sobre o peixe o pimentão e as batatar. Regar tudo com azeite. Ligar o grill do forno (se não tiver gill ligar o forno e esperar esquentar bem), e colocar a travessa até as batatas ficarem douradas. Servir com arroz.