30 de dezembro de 2009

Coquetel de Camarão

Há uns dois anos fiz com meu pai uma aula com o Chef Daniel Boulud, na Faculdade Anhembi Morumbi, e uma das coisas que ele fez foi cozinhar camarões. De acordo com ele, os camarõess devem ser cozidos com casca, limpos por tras, e não podem ficar na agua fervendo, pois seu sabor passa todo para a agua.

Os ingredientes:

- 1/2 Kg de camarões grandes com casca limpos por trás
- 4 colheres de sopa maionese
- 1 colher de sopa de catchup
- 1 colher de sobremesa de molho inglês
- 1 colher de sopa de gim
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- 1 pitada de páprica
- Um pouco de limão
- Alface, para decorar
- Salsão, alho porro e cenoura, para cozinhar com o camarão
- Potes para coquetel de camarão, se disponíveis

Temperar o camarão pela abertura traseira, sal , pimenta e limão. Colocar numa panela com agua cenoura, alho porró e salsão, levar ao fogo e colocar junto os camarões. Quando a agua ferver, desligar o fogo, deixar a agua esfriar um pouco e retirar os camarões. Reservar e por na geladeira.

Para o molho, misturar os ingrediente e esperimentar para sal, pimenta e limão. Retirar as cascas dos camarões já frios, cortar 2/3 deles em pedaços e deixar 2 grandes inteiros por pessoa, para decorar.

Misturar os camarões em pedaços com o molho, colocar nos potes sobre uma folha de alface, e colocar os dois camarões dos lados. Servir gelado.

10 de dezembro de 2009

Frango com Beringela da Gina


Este é um famoso prato que a mãe de nosso amigo Juju serve com sucesso em seus jantares, e que comemos na casa dele e da Débora, praparado com maestria, maravilhoso. O prato virou um dos favoritos de nossas noites de sexta feira, quando sempre jantamos em casa.

Ingredientes:

- 1 frango inteiro mais 2 sobrecoxas
- 8 beringelas grandes, cortadas em tiras
- 1 cebola cortada em fatias
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 colher de sopa de alecrim picado
- Oleo Mazola
- Sal e Pimenta a gosto

Temperamos o frango com sal, pimenta, alecrim, e colocamos numa panela de pressão, juntamente com o alho e a cebola. Enchemos de agua até ficar da altura do frango. Fechamos e cozinhamos por 30 minutos.

Enquanto isso, pegamos metade das tiras de beringela e colocamos no forno, sem nada, e deixamos assar por cerca de 25 min. A outra metade fritamos com um pouco de oleo Mazola, por alguns minutos.

Retiramos o frango da panela, reservando o caldo após coá-lo numa peneira. Desfiamos o frango e descartamos os ossos.

Numa travessa refratária, montamos camadas alternadas de frango e de beringelas misturadas (assadas e fritas). Ao terminar, prensamos tudo (com um refratario maior) e em seguida cobrimos com quase todo o caldo, guardando um pouco para quando o refratario sair do forno. Deixamos dourar no forno 180C por 15 min, colocamos o restante do caldo por cima e servimos.

7 de dezembro de 2009

Bolo Gelado de Figo com Creme Inglês


Esta é uma receita da Rita Lobo que fizemos para nossos queridos amigos Edu, Eliane, Isadora e Paula, num almoço de domingo, acompanhado de um espumante portugues muito bom que o Edu trouxe. A receita da foto é coberta com creme ingLes.

Ingredientes

Para o Bolo
-30 figos sem casca e cortados em rodelas

Para o Creme Ingles

-6 gemas
-1 xicara de acucar
-500 ml de leite
-1 colher de cha de essencia de baunilha

Descasque cuidadosamente os figos. Sobre a tabua, corte-os em rodelas finas. Numa forma de pudim, arrume as rodelas em camadas bem finas, para que nao fiquem buracos no bolo. Cubra com um filme e leve ao congelador. deixe mais uma hora e meia na geladeira.

Numa tigela pequena, bata as gemas metade acucar ate obter uma gemada densa. Ao mesmo tempo, coloque o leite com a outra metade do acucar em fogo medio. Quando ferver, retire do fogo e acescente a gemada aos poucos, mechendo com uma colher. Volte a panela ao fogo baixo emisture bem, ate a espuma sumir. a mistura deve engrossar um pouco. Se talhar, bata tudo depois no liquidificador. Desligue o fogo, acrescente a baunilha, e deixe esfriar, levando posteriormente a geladeira.

Para montar, etire a forma e passe uma faca com ponta redonda nas laterais. desenforme sobre um prato grande e sirva com o molho ingles.