26 de julho de 2010

Guacamole

Para os amantes de abacate, onde me incluo, poucas coisas podem ser tão prazeirosas quanto um guacamole bem feito. Já tentei várias versões, como por exemplo utilizando tomates grelhados, mas acredito que o importante é ter a receita base bem feita.

Ingredientes para 6 pessoas:

- 2 abacates grandes ou 4 a 5 avocados, sempre maduros
- 1 tomate sem sementes, picado
- 1 cebola bem picada (p´refiro a roxa para o guacamole)
- meia xicara de coentro, picado
- suco de 1 1/2 limão
- algumas gotas de tabasco, a gosto.
- sal e pimenta branca a gosto

Amassar o abacate com o garfo, criando uma pasta e ao mesmo tempo mantendo alguns pedaços inteiros. Misturar todos os outros ingredientes, acertar sal e pimenta e limão.

Gosto de servir com torradas triangulares de pão pita, ao inves dos nachos.

16 de julho de 2010

Abobrinha Gratinada

Comi este prato no restaurante Pret-a-Manger, e ele lembra muito uma abobrinha que minha mãe faz ralada e refogada com azeite, muito leve e saborosa. A diferença neste caso é que a abobrinha refogada é colocada numa assadeira e gratinada, com um pouco de molho béchamel e parmesão. O resultado é um acompanhamento fantástico.

Ingredientes (para 4 pessoas)

- 6 Abobrinhas grandes raladas
- 1 cebola grande picada (para refogar)
- Meia Xicara de Parmesão ralado fino

Para o Molho Béchamel
- 2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 3 1/2 colheres de sopa de farinha
- Duas xicaras de leite (um copo grande)

Para fazer o béchamel, começamos derretendo 2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal em uma frigideira, e colocamos 3 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo e mexer bem, até formar uma pasta. Tiramos do fogo e colocamos 1 copo grande de leite quente, mexendo constantemente, até formar um creme. Voltar ao fogo por alguns minutos, mexendo sempre. Colocar, sal, pimenta e nóz moscada

Ralar a abobrinha fina. Refogar a cebola em um pouco de azeite, até dourar (3 min). Acrescentar a abobrinha ralada. Quando esa estiver ao dente, firme, colocar a abobrinha num refrátário, e espalhar para que forme uma camada uniforme de 3 a 4 cm de altura.

Colocar o béchamel sobre a abobrinha, de forma homogênea. Ralar meia xicara de parmesão sobre a mistura, e levar ao forno 180 c por 15 min, ou até dourar. Servir quente.

5 de julho de 2010

Bacalhau a Braz

Bacalhau a Braz é um prato que sempre pedimos em alguns restaurantes que gostamos, e é realmente um prato simples que pode ser servido tanto em porções individuais como numa panela, como fiz neste caso. Para simplificar, utilizei batata palha pronta, do Santa Luzia, mas a feita na hora logicamente é melhor.

Os ingredientes:

Carca de 250 g de bacalhau salgado em pedacos por pessoa
3 ovos caipiras por pessoa
2 cebolas grandes cortadas em tiras
Meia xicara de azeite de oliva
2 xicaras de batata palha
Meia xicara de salsinha picada
Uma xicara de azeitonas verdes picadas

O processo do prato logicamente começa colocando-se o bacalhau de molho, numa quantidade farta de agua, de um dia para o outro, trocando a agua uma ou dias vezes (como o bacalhau ja esta em pedaços, não é necessario trocar tantas vezes a agua).

Refogsmos numa frigideira grande ou num wok a cebola com o azeite, até dourar levemente. Separamos a cebola. Deixamos o bacalhau escorrer bem, desfiamos ele um pouco e colocamos na frigideira que refogamos a cebola, agora bem aquecida. Refogamos por alguns minutos, retirando eventualmente o excesso de água que pode se formar na panela (podemos até colocá-lo com a cebola).

Quebramos numa tigela os ovos, e após batê-los levemente, misturamos com o bacalhau quente. Mexemos a mistura um ou dois minutos, e misturamos as azeitonas e as cebolas que refogamos. Misturamos mais um minuto, colocamos a salsinha, e desligamos o fogo, tampando a panela. O ovo não pode ficar muito duro, e é isto que determina o ponto do prato.

Ao servir, colocar a batata palha no centro do prato ou da travessa, deixando um pouco a mais para quem quiser um "chorinho"!!

Frango ao Gengibre Asiático

Comemos pela primeira vez este prato num curso de comida da Malásia que fizemos durante as férias no Rio. Os temperos juntos têm um sabor supreendente, em especial por conta do molho de ostra e o shoyu grosso, encontrado em casas de produtos asiáticos (ou, claro, no Santa Luzia). O prato não leva pimenta, a não ser que assim seja desejado.

Os Ingredientes:

- 2 kg de filet de coxa de frnago em tiras
- 2 cebolas cortadas em petalas
- 1 maço de cebolinha cortada em pedacos de 3 dedos
- 30 g de gengibre cortado em lascas bem finas, como se fosse uma batata portuguesa
- Pitada de Ajinomoto
- 3 colheres de sopa de molho de ostra
- 4 colheres de sopa de shoyu comom
- 1 colhere de sopa de shoyu tipo Dark (bem mais espesso que o comum)
- 1 colher de sopa de acucar
- 1 colher de sopa de oleo de gergelim
- 1 colher de sopa de fecula de batata, dissolvida em agua, para engrossar
- Coentro picado para servir

Num wok ou panela funda, colocar um pouco de oleo de canola e refogar o frango e o gengibre. Pouco antes de dourar, reservar o frango com gengibre e escorrer a agua que se formou nu fundo.

Voltar o wok ao fogo, e após esquentá-lo acrescentar mais um pouco de oleo, e refogar a cebola. Acrescentar após um minuto o molho de ostra, os dois shoyus, o acucar, o oleo de gergelim, o ajinomoto, e em seguida o frango com gengibre reservados.

Acrescentar no wok a cebolinha. mexer por um minuto, e acrescentar um pouco de fecula de batata dissolvida em agua, para enrossar.

Servir com arroz basmanti.

3 de julho de 2010

Filé Mostarda

Esta receita foi publicada há alguns anos pelo jornal frances Le Monde, replicando a "receita secreta" do molho de mostarda do restaurante L'Entrecôte, em Paris.

A receita original é feita com contra file, que claramente não fica tão macio aqui como com a carne ferancesa. Assim, resolvi reproduzir a receita utilizando filé mignon.

A receita foi enviada para mim por meu amigo Fréderic, e transcrevo a seguir na integra a receita que ele me mandou:

Ingredientes:

- 1 file mignon alto, por pessoa

Para o molho de mostarda

- 250g figado de frango
- Meia xicara tomilho fresco
- 1 colher de sopa de flores de tomilho (opcional)
- 2 xicaras creme de leite fresco
- Meia xicara mostarda Dijon
- 3 colheres de sopa de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto

Utensilios :

uma panela, um liquidificador, uma peneira chinois .

1 – Dorar os figados na manteiga e acrescentar o tomilho

2 – Reduzir o creme leite com a mustarda e acresentar as flores de tomilho.

3 – Passa os figados no liquidificador, e depois coar no chinois na creme de leite reduzido.
Observar a evolução do molho: quando engrossar, acrescentar a manteiga (firme) e um pouco d’agua.

4 - Rectifier, sel et poivre du moulin. Rien de plus simple, en apparence. Cette recette exige cependant un certain tour de main, c’est-à-dire plus d’application que d’inspiration. (acertar sal e pimenta, a receita é mais trabalhosa que dificil, pois exige uma certa dedicação para se acertar o ponto.)

Uma vez feito o molho, selar o file mignon numa frigideira de ambos os lados, e colocá-los num forno quente até atingir o ponto desejado (controlar pela sua consistencia). Fatiar o file e cobrir com o molho. Servir com batatas fritas, deixando um pouco do molho para ser servido a parte.