27 de junho de 2011

Pesto "Jamie's Italy"

Li esta receita no livro Jamie's Italy, do Jamie Oliver, e aproveitamos pra fazer no final de semana na casa do meu irmão, na praia, com algumas adaptações.

Ingredientes:

- Massa seca italiana de boa qualidade
- 4 xicaras de manjericão
- 1 dente de alho
- Meia xicara de pignolis levemente torrados
- 1 xic azeite extra virgem
- 1 xicara de parmesão
- 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco
- Pimenta a gosto

Inicialmente colocamos o dente de alho com um pouco de sal num pilão, e esmagamos até formar uma pasta. Acrescentamos cerca de uma xicara de manjericão, um pouco de azeite e repetimos o processo.
Ao mesmo tempo, num liquidificador, colocamos o restante do manjericao com o azeite, o vinagre, o parmesão e cerca de um terço do pignoli, e batemos bem. Misturamos com o pesto esmagado e acertamos o sal e pimenta. Colocamos sobre a massa bem quente e colocamos um pouco mais de parmesão e o restante dos pignoilis torrados, e servimos imediatamente.

25 de junho de 2011

Massa de Pizza da Marina

Nossa amiga Marina faz uma massa de pizza realmente profissional, que tentamos refazer na casa do meu irmao na praia.

Os ingredientes:

- 500 g de farina de trigo (Renata)
- 280 ml de agua morna (um amigo meu usa agua com gás, preciso testar)
- 20 g de azeite extra virgem (pouch menos de meia xicara)
- 10 g de fermento biologico em tablete
- 5 g de sal refinado

Inicialmente, temos que "acordar" o fermento misturando-o com o sal, e rapidamente ele ficara liquido. Misturar na farina, junto com os demais ingredientes. A massa deve ser trabalhada por algum tempo, com as mãos, e acresxcentando pouco a pouco mais farinha, até que ela pare de grudar nas mãos. Colocar numa forma em bolas (cerca de 4, uma por pizza), e deixar descansar a temperatura ambiente por 2 ou 3 horas. Quando a massa crescer, abri-la no formato desejado.

10 de junho de 2011

Borscht

c
Fizemos esta sopa numa noite bem fria (5C) na casa de nossos amigos Alain e Marina, em São Francisco Xavier.

Ingeredientes,

- 1 kg beterrabas, de preferencia organicas
- 1 bataba media
- 1 cebola grande
- 1 alho porro
- 400 g de musculo de boi
- 200 g de creme azedo
- 1 colher de sobremesa de dill picado
- 1 colher de sopa de pigniolis torrados (opcional)

Refogar inicialmente as cebolas e o alho porro picados numa panela funda, colocar o musculo e deixar por alguns minutos, ate começar a dourar. Acrescentar as beterrabas e a batata descascadas, aguardar mais alguns minutos e colocar 1,5 litros de agua na panela, deixando cozinhar por cerca de 40 min. Retirar a carne e bater o restante no liquidificador. Peneirar se necessário. Acertar sal e pimenta.

Num prato de sopa, colocar o creme azedo no meio e a sopa em redor. colocar pignolis e dill picado sobre o creme azedo e servir.

9 de junho de 2011

Bruscheta de Lulas Vinagrete

Estava outro dia jantando no Rio com meu amigo Michel, e ele reclamou que não tinha no Blog nenhuma receita de lula, que o filho dele, assim como o meu, adoram. Esta receita é na minha opinião uma das mais fáceis de fazer, especialmente porque não gosto muito de fazer em casa lula frita pelo cheiro de fritura que normalmente acompanha o prato.

Ingredientes:

- 1 kg de lulas limpas e cortadas em rodelas
- 1 cebola de preferencia roxa, cortada em cubinhos
- 2 tomates sem cascas e semente, cortados em cubinhos
- 1/4 de xicara de vinagre de vinho branco
- Meia xicara de azeite de oliva
- Meia xicara de salsinha picada
- Um pão italiano em cortado em fatias

Inicialmente fazemos o vinagrete misturando o tomate, o vinagre, a cebola, sal e pimenta a gosto, misturando bem e deixando curtir na geladeira por pelo menos uma hora.

Colocamos sal, pimenta branca e um pouco de limão nas lulas e colocamos no vapor, deixamos lá por cerca de 15 minutos, experimentando a partir daí para tirar quando estiver pronta. Deixamos esfriar alguns minutos e misturamos o vinagrete, misturando bem e experimentando para acertar o sal e o tempero, se for o caso. Deixamos descansar.

Colocamos o pão no forno, um pouco antes da hora de servir a bruscheta, e deixamos ficar crocante, cerca de 5 min. Colocamos a lula sobre o pão, e despejamos mais um pouco de molho com uma colher, evitando ensopapar o pão. Colocamos mais um pouco de azeite e servimos.

3 de junho de 2011

Risoto de Limao Siciliano da Nigella

Esta receita do episódio "My Favorite Dishes" é um acompanhamento excelente para qualquer tipo de peixe. Fiz para meus amigos Mauro e Virna e Felipe e Tammy, numa noite fria de junho, acompanhado de salmão feito direto no grill, que adoro. Uma menção especial para o Chianti ótimo que o Felipe trouxe.

Os ingredientes

- Um alho porro picado
- Uma cebola picada
- Um pouco de Salsao picado
- Uma colher de sopa de alecrim picado
- Duas gemas de ovo
- Uma xicara de creme de leite
- Uma xicara de queijo parmesão
- Suco de um limão siciliano
- Zest de um limão siciliano
- 100 g aproximadamente de manteiga
- Um pouco de azeite
- Duas xicaras de arroz para risoto (usei Canaroli)
- 1 litro de caldo de vegetais
- Uma taça de vinho branco

A maneira de preparar este risoto é relativamente padrão, à excessão da inclusão de uma mistura feita com as gemas, o creme de leite, o parmesão de o suco de limão, feita no final do cozimento do arroz.

Assim, refogamos na manteiga com azeite o alho porro, a cebola e o salsão (bem pouco e bem picado), e assim que estes começarem a amolecer, cerca de 3 min, colocamos o arroz e mexemos mais um minuto ou dois. Colocamos o vinho, mexemos mais um minuto. Colocamos a primeira colher de caldo, acrescentando o alecrim e o zest de limão, e continuamos mexendo sem parar. Continuamos assim por cerca de 10 minutos, acrescentando o caldo de concha em concha, até o arroz ficar quase ao dente. No final, acrescentamos a mistura de ovos/creme/parmesão/suco de limão (bater bem os ingredientes antes de acrescentá-los). Misturamos ate o creme reduzir, mais um dois ou tres minutos. Cobrimos a panela e servimos imediatamente.