21 de outubro de 2011

Notas do Rio


Como vamos muito ao Rio, uma de nossas diversões é encontrar lugares novos, e ir a alguns favoritos. Meu amigo Marcelo (Chucrutz) acabou de me ligar e pedir algumas dicas, e achei que valia aproveitar e colocar aqui alguns lugares que curtimos:

Nova Capela - (Av. Mem Sá, 96) - Este ultratradicional restaurante na Lapa e parada obrigatoria quando estou no Rio, quase sempre com meu amigo Michel, que e quase socio fundador do lugar. O carro chefe e o cabrito com arroz de brocolis e batatas coradas, estas uma obra de arte a parte. Adoro tambem o javali aperitivo, assim como o arroz de polvo ou o arroz de lulas. Para quem ainda aguentar, um strudel ate bom, mas acompanhado de um chantilly que nunca comi em nenhum outro lugar.

Filé de Ouro - (Rua Jardim Botânico, 731) - Este é o lugar favorito de meus filhos, e é uma instituição no Rio. Basicamente, batatas fritas ou portuguesas, farofa, feijão preto, tudo acompanhando filés realmente muito bons, servidos de varias maneiras (curto o Oswaldo Aranha, com alho). Costumamos ir lá depois de um passeio no Jardim Botanico, que também é um favorito da familia. Chegar cedo, a espera é sempre grande.

CT Boucherie – (Rua Dias Ferreira, 636, http://www.ctboucherie.com.br/index.php) - Restaurante de carnes do chef Claude Troigros, o lugar é muito simpatico e adoramos os acompanhamentos que o chef prepara para acompanhas as carnes à la carte. O conceito é bem legal, bem diferente de um restaurante tradicional de carnes.

Chico e Alaide – (Rua Dias Ferreira, 679, http://www.chicoealaide.com.br/) - este é para mim o boteco do Rio, tudo lá é bom, inclusive claro o chope. Chico e Alaide vieram do Bracarense, e conseguiram melhorar ainda mais o que faziam lá.

Sawasdee – (Rua Dias Ferreira, 571, http://www.sawasdee.com.br/) - restaurante thai originalmente de Buzios, curtimos muito as entradas e alguns pratos menos apimentados, apesar de que para quem curte pimenta o lugar é um paraiso.

Chez L’Ami Martin (Rua General St Martin, 1227, http://www.chezlamimartin.com.br/) - esse bistro é relativamente novo e está sempre cheio, assim é bom reservar. A comida é sofisticada, comi um cordeiro excelente lá.

Venga Leblon - (Garcia D’Avila, 147, http://www.venga.com.br/index_flash.html) - Restaurante espanhol de tapas muito legal com uma filial no Leblon e outra em Ipanema, que curto mais por ser maior. Bom para almoçar, bem causal.

Sushi Leblon (Dias Ferreira, 256, http://www.sushileblon.com/, 021 25127830) - Se você estiver disposto a esperar, ou se você conseguir reservar com bastante antecedência, sente no sushi bar e peça para o chef Luiz San fazer algumas se suas especialidades, como o sushi de ovos de codorna com azeite trufado (foto).

20 de outubro de 2011

Tahine

Tahine é um dos acompanhamentos mais versáteis que conheço, e na mesa de nossos tios israelenses é raro servir-se uma refeição sem Tahine à mesa.

Ingredientes

- Uma xicara de Tahine de boa qualidade
- Dois limões sicilianos
- Uma colher de chá de Zattar
- Salsinha picada (opcional)
- Água gelada
- Sal a gosto

O preparo da Tahine é simples, mas exige alguma paciencia. Inicialmente, colocamos a pasta num bowl, e vamos aos poucos acrescenttando agua gelada (meu sogro usa inclusive gelo) e mexendo. A impressão inicial é que a Tahine vai endurecendo, mas não desanime, continue mexendo e colocando água gelada. No meio do processo podemos colocar o suco de dois limões sicilianos, e continuar mexendo. quando a consistência desejada for atingida (quase liquida), acrescentamos o zattar e sal (a pasta vem sem nenhum), até acertar o sabor. Caso desejado, acrescentar salsinha bem picada. Servir com pupunha assada, couve flor no vapor, arroz com lentilhas ("B'jadrah" - ver receita), "cordeiro do mercado" (ver receita).