25 de setembro de 2012

Ratatouille da Ema

Nossa cozinheira, Dona Ema, desenvolveu uma maneira de preparar esta tradicional receita como ninguém. Virou um dos pratos favoritos de nossa casa.

Ingredientes:

- 2 beringelas medias cortadas em rodelas de 1 cm
- 2 abobrinhas medias também cortadas em rodelas de 1 cm
- 4 tomates medios cortados em rodelas da mesma espessura
- 1/2 pimentão vermelho picado bem pequeno
- 1 cebola grande picada bem fina
- 1 dente de alho picado bem fino
- 1 colher de sopa de tomilho picado bem fino

Após fatiar os legumes, que devem ter aproximadamente o mesmo tamanho, montá-los numa forma refratária, cobrir com  o alho, cebola, pimentão e tomilho picados, colocar sal, pimenta e azeite, e cobrir com aluminio.  Assar no forno 180C por cerca de meia hora. Retirar o aluminio e deixar dourar, cerca de mais 20 min.

Broto de Feijão com Nirá

Gosto muito de broto de feijãop, mas confesso que acho ele puro um pouco sem gosto. Assim, fizemos a experiencia de refogá-lo com Nirá, dum tipo que encontramos na Liberdade, bem fininho. e o resultado foi muito bom.

Ingredientes

- 1 saco de broto de feijão
- Meio maço de nirá para refogar (bem fininho) picado
- 3 colheres de sopa de shoyu tradicional
- Azeite

Refugar o Nirá e logo em seguida o broto no azeite, colocar shoyo e acertar sal e pimenta se necessário. O preparo não demora mais que alguns poucos minutos.

3 de setembro de 2012

Ceviche de Salmão

Este prato fez também parte de nosso almoço de sábado com a Sandra, o Beto, o Juju e a Debora. Servi como uma entrada, pois fui na feira comprar camarões e flores com a Pat e os meninos e o salmão estava lindo. Pedi para meu amigo Ronaldo (da feira do Pacaembu) cortar o salmão como sashimi, e o resto foi fácil...

Ingredientes

- 400 g de salmão bem fresco cortado como sashimi
- Suco de 2 limões
- 3 colheres de sopa de shoyu
- meia colher de sopa de óleo de gergelim
- 2 colheres de sopa de azeite
- Meia xícara de coentro picado
- Um punhado de pimenta "biquinho" cortada ao meio, para decorar
- Sal e pimenta branca moídos na hora, a gosto

Misturar os ingredientes do molho e bater bem para emulsificar, de preferencia logo na hora de servir o prato. Colocar o coentro dos lados (a Pat por exemplo não come) e a pimenta no centro (a biquinho é muito suave). Colocar o molho na hora e servir com pão sueco, por exemplo.

Camarões a Provençal


Fizemos um almoço este sábado para nossos amigos Sandra, Beto, Juju e Débora, que por uma coincidência haviam ido conosco há alguns anos no restaurante La Paillote comer exatamente este prato, especialidade do lugar.

Ingredientes

- 4 camarões grandes por pessoa, limpos e sem casca, somente com o rabo
- 1 cabeça de alho grande
- 1 xícara de salsinha picada
- 4 colheres de sopa de manteiga (usei clarificada, mas a normal funciona bem tb)
- 2 colheres de sopa de azeite
- Arroz cozido al dente (usei Basmati, que adoro)
- Um pouco de maisena (opcional)

Normalmente descasco o alho e pico em fatias bem fininhas, e antes de usá-lo deixo dentro de uma mistura de sal e açúcar, pois de acordo com meu pai isso o torna bem menos indigesto. Assim, corte uns 8 dentes graúdos e cortei em lascas fininhas, e apos deixar na mistura lavei com uma peneira de reservei, para que secasse bem.

Os camarões apos lavados devem também ser reservados, para ficarem bem secos. Colocar sal moído e pimenta branca de ambos os lados. Colocar uma leve camada de maisena, com uma peneira, e reservar.

Numa frigideira grande colocar a manteiga e o azeite, e refogar o alho. Quando começar a dourar, acrescentar os camarões, em fogo alto. Dourar de ambos os lados. Reservar os camarões, mantendo o liquido na frigideira. Colocar o arroz, acrescentando um pouco mais de manteiga se necessário. e misturar pois um ou dois minutos. Colocar a salsinha, os camarões, e servir imediatamente.

Endivia Assada com Creme Azedo

A ideia deste prato é bem simples, mas o resultado é surpreendente.

Ingredientes

- 1 Endivia cortada ao meio por pessoa
- Creme Azedo
- Cebolinha picada
- Dill Picado
- Azeite, sal e pimenta a gosto

Cortar as endivias ao meio, colocá-las num refratario e cobrir com azeite, sal e cebolinha. Cobrir com papel aluminio e assar por cerca de 20 min, ou até ficar macio, a 180C. Servir com creme de leite azedo e dill picado.