29 de julho de 2013

Bolo de Papoula de Pessach

Esta é uma receita de bolo de papoula de minha mãe que todos na família adoram, mas que nem sempre podemos comer pois por algum motivo místico o Brasil proibiu a comercialização de papoula. Assim, sempre que conseguimos trazer um pouco de alguma viagem, todos se deliciam.

Ingredientes:

-  250g semente de papoula
-  250g de nozes picadas
-  1 copo de açúcar
-  8 claras e 8 gemas
-  1 colher de sopa de farinha de matzá   
-  2 xícaras de geleia de morango Queensberry ou similar
-  1 colher de sobremesa canela em pó

Bater bem as claras em neve. Reservar.

Na batedeira, colocar as gemas,  o açúcar, metade da  geleia e a canela em pó. Bater bem até a mistura ficar esbranquiçada. Tirar da batedeira, misturar as nozes picadas, a farinha e a papoula. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, misturar com cuidado as claras em neve. Colocar em forma desmontável. 
 
Aquecer o forno a uma temperatura de 200 C e colocar o bolo por 3 min, e baixar a temperatura para 180 C. Só abrir o forno apos 35 minutos para ver se o bolo assou por completo ou se precisa assar mais um pouco.

Colocar a outra metade da geleia em uma panela e aquecer até ficar bem liquido.  Quando o bolo sair do forno, retirar da forma e cobri-lo com a geleia ainda quente.

16 de julho de 2013

Notas de Barcelona

Passamos duas semanas com nossos filhos em Barcelona, e conseguimos com vários amigos (em especial o Renato), dicas de restaurantes incríveis, que postamos neste blog:

Pakta- Um dos restaurantes novos dos irmãos Adriá, que mistura tendências Japonesas e peruanas, no que eles chamam de comida “Nikkey”.  Menu degustação que demora no mínimo duas horas, uma experiência incrível, com muitos sabores inusitados e ingredientes especiais. Ótimas opções de saques. Amamos o programa.

Boca Grande – Um restaurante de frutos do mar muito bonito perto do Paseig de Gracia, onde estávamos. Comi vieiras, e de entrada um prato de peixes diversos defumados. Dá vontade de pedir tudo no cardápio.

Botafumeiro – Um lugar mais tradicional que já conhecíamos, famoso também pelos frutos do mar e os arroces. Comi  espardenas (pepino do mar), que já tinha comido lá nunca consegui achar tão bom em nenhum outro lugar, e uma paella muito muito boa, tudo com um bom rose espanhol. Excelente.

Paco Meralgo – Uma das dicas de nosso amigo Renato, lugar muito badalado e bem frequentado, comida excelente, gaspacho em taças, bar de mariscos e ostras, comida muito boa. Como vários outros lugares, sempre com a opção de hambúrguer para nossos filhos se sentirem em casa...

Bar Mut – Um bar muito legal, que serve de boas vindas um mini copo de chope da casa, e onde comemos cordeiro, setas (cogumelos locais), tartar de carne, ovos com batatas (uma das especialidades), tudo em porções de tapas. Bar de crustáceos e ostras bem legal para os apreciadores. Um dos que eu mais curti.

Sagás – Outro lugar da lista do Renato, sanduiches de pernil curtido, cordeiro, língua, hambúrgueres, sanduiches de sardinha, tudo muito autentico. Imperdível.

Escriba – Lugar em frente da praia com uma paella excelente, além de vários tipos de frutos do mar. Não deixar de provar as almejas, incríveis. Reservar as mesas fora.

Speak Easy- Parte dos fundos de um bar chamado Dry Martini, muito agitado. O certo é ir lá tomar umas copas e depois passar ao restaurante, que fica meio escondido no fundo do bar, como se fosse clandestino mas bem bonito e bem frequentado. Comida ótima.

Can Ravell – Ao entrar neste lugar, uma pequena loja de bebidas, nunca se pode imaginar que no fundo se serve em três mesas comunitárias comida tão boa e tão autentica. Pedimos para os meninos um hambúrguer que pesa 500 g e vem numa grelha fervendo, Comi também um frango com tomates ótimo e uma salada de tomates com atum também muito boa.

Cornelia & Co – Achamos este lugar passando na porta, uma espécie de Garcia e Rodrigues com o conceito de loja para pique nique e vinhos e restaurante integrado. Comida muito boa, o lugar é bem grande, legal para almoçar.