30 de agosto de 2013

Gehacte Leiber (Patê de Fígado)


Este é um prato bem judaico que a mão de minha sogra faz e é sempre um sucesso. Servimos no jantar de Rosh Hashana em nossa casa e antes de colocarmos o restante do jantar na mesa já havíamos comido o fígado todo.

Ingredientes


  • 1/2 kg de fígado de galinha bem lavado
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 1 colher de sopa de salsinha
  • 1 colher de sopa de maionese
  • 2 ovos cozidos
  • Uma pitada de cuminho em pó (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto


Refogar com azeite metade da cebola até ficar dourada. Temperar o fígado com sal e refogá-lo com a cebola, por alguns minutos, não deixando que fique duro. Uma vez refogado, bater num processador na função pulse, com mais um pouco de azeite e a maionese, para fazer o patê (alternativamente, podemos usar iogurte). Amassar os ovos com um garfo e incorporá-los no patê. Acertar sal e pimenta, e colocar cuminho.

Refogar o restante da cebola, até ficar bem dourada, quase queimada, e colocar sobre o pate, para decorar. Colocar salsinha, esperar esfriar e colocar na geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir. Dura vários dias na geladeira.


15 de agosto de 2013

Mais Notas de Nova Iorque

Aproveitando o aniversario de minha querida amiga Samantha, que está indo a NY para comemorar seu aniversario, coloco mais alguns lugares que fomos agora em maio, quando tive um jantar de 20 anos de formado na Filadelfia e aproveitei para comemorar com a Pat nosso meu aniversario de casamento. Como ficamos no Soho, quase todos os lugares que fomos ficam para aqueles lados:

Bar Pitti – (268 6th Ave) Dica do meu irmão, que sempre ia lá quando morava em NY. Tudo lá é bom, massas, saladas, sobremesas, etc. Não aceita reservas, é chegar e esperar. Lugar com um barulho bem italiano, muito animado.

15 East –  (http://15eastrestaurant.com/) Foi lá que fomos comemorar nosso aniversario de casamento, no balcão do sushimen Masato Shizume (tipo um Jorge local). O balcão é bem pequeno, e funciona no modelo “omakase” (o sushiman escolhe, o que acaba incluindo coisas que nunca tinha comido, incriveis). Mas fora o bar tem um restaurante bem bonito, perto da Union Square. Reservar (troquei alguns e-mails com o Masa San, para quem quiser masa@15eastrestaurant.com). Pode falar que o Eduardo do Brasil indicou.

Mr. Chow in Tribeca – (http://www.mrchow.com/restaurant-tribeca-nyc-menu-map) Um chinês muito legal e bem pouco “tradicional”, com um astral bacana e comida ótima, muito bom para grupos maiores (fomos num jantar de 10).

Café Sabarsky – Um restaurante/café dentro da Neue Galery (http://www.neuegalerie.org/). Fomos lá quase no caminho do Aeroporto, para comer a Sachetarte e tomar um chá. O lugar é demais, tanto para almoçar (não aceita reservas) como para passar durante a tarde. Fica quase na frente do Metropolitan.

The Nomad Hotel – (http://www.thenomadhotel.com/#!/dining) Fomos lá em Agosto de 2012, e na época tinha acabado de abrir, foi bem difícil conseguir uma reserve. O Lugar e a comida são lindos, adoramos.

Balthazar – Comemos desta veza o prato do dia, que era cordeiro, e estava incrível. Pra mim tudo lá é bom, e sempre tentamos passar lá quando vamos a NY.

Antica Bottega Del Vino – (http://www.bottegadelvinonyc.com/) Saindo de uma feira de arte (Frieze Art Fair) começamos a pensar onde poderíamos almoçar às 4 da tarde, e o Bottega está sempre aberto durante o dia e sempre cheio. Fomos lá a primeira vez com nosso amigo Soni, e apesar de parecer meio metido, tem uma comida italiana excelente.