25 de novembro de 2013

Salada David


Esta é uma salada da tia da Pat que mora em Israel, onde os tomates são incríveis. A receita usa vários tipos diferentes de tomate sem pele, mas adaptei com tomates cereja vermelhos e amarelos muito doces que comprei no Santa Luzia.

Ingredientes

- 1/2 kg de tomates variados sem pele
- Meia xicara de coentro picado
- 1 a 2 pimentas dedo de moça
- Azeite e vinagre de vinho branco
- Sal e uma pitada de açúcar (opcional, se os tomates estiverem ácidos)

Preparar molho de salada com azeite, vinagre, sal e açúcar. Cortar as pimentas dedo de moça na metade, e retirar a sementes. Juntar ao molho e reservar.
Tirar a pelo dos tomates (deixei com pele pois usei tomates cereja). Colocar numa vasilha e misturar com o molho, e colocar por cima o coentro picado. Servir a temperatura ambiente.

21 de novembro de 2013

Bolo de Abobrinha e Pinholes

Esta é uma receita do livro "Vegetables in the French Style" do chef Roger Verger, que meu amigo Julio, que é um grande cozinheiro, faz sempre que quer impressionar seus convidados ou anfitriões. Fiz a receita com margarina, pois não sou muito fá de leite, e ela ficou igualmente incrível.

Ingredientes


- 10 colheres de sopa de margarina (manteiga na receita original)
- 3 abobrinhas pequenas ( cerca de 300g)
- 4 ovos
- 1 1/4 xícaras de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
- 2/3 xícara de pinholes
- 1 pitada de cuminho moído

Derreta a margarina em fogo baixo. Descasque, lave e enxugue as abobrinhas, e as pique não muito pequenas. Aqueça o forno a 180C, Num processador, bata os ovos, a margarina, o açúcar e a essência de baunilha

Numa vasilha, misture o fermento com o sal, a farinha e o cuminho, e misture com a mistura de margarina no processador. Bata ate formar uma mistura homogênea e coloque de volta num vasilhame. Misture a abobrinha picada e os pinholes.

Unte uma forma retangular com margarina e farinha e coloque a massa. . Amacie o topo da mistura. Coloque no forno por 15 min. Abaixe o forno para 150 e asse por mais uma hora. Desenforme num raque e deixe esfriar.

18 de novembro de 2013

Bolo de Mel da Tati

A Tati prima da Pat faz um bolo de mel sensacional, que além de tudo não leva leite, que não sou muito fâ: Ela chama de bolo da Dona Carola, mas pra mim é o bolo da Tati...

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de mel
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de chá preto, bem forte
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de pó Royal (fermento)
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 2 colheres de sopa de canela
- 2 maças grandes raladas
- 1 xícara de nozes picadas
- 1 punhado de passas pretas sem carroço (à gosto)


Modo de preparo do bolo:

Bater as gemas com as xícaras de açúcar, quando tiver misturado, continuar batendo e acrescentar o óleo. Continue batendo e vá acrescentando aos poucos a farinha e o chá preto. Depois coloque o mel, ainda na batedeira, a massa estará bem pesada. Misture a canela, o pó Royal e o bicarbonato. Bata as claras em neve, e misture delicadamente (na mão) ao restante da massa, quando estiver homogêneo, coloque as maças raladas, as passas e as nozes. 

Unte uma forma GRANDE com manteiga e farinha e leve ao forno pré-aquecido à 180 graus. Cozinhe durante aproximadamente 40 min, ou a massa estiver soltando do palito.

11 de novembro de 2013

Crudités com Tahine


No verão adoramos servir vegetais crus, e normalmente fazemos isso com molho de Tahine (ver receita neste blog), que deixa tudo muito saboroso. Neste caso, optamos por erva doce, que eu adoro, brocolis e cenouras, mas as variações são infinitas.

Ingredientes

- Cenouras finas
- Erva doce
- Brócolis
- Tahine

Descascar as cenouras e mante-las inteiras. Colocar num vasilhame para servir. Cortar a erva doce em tiras e colocar num outro recipiente, que ira a mesa. Ferver uma panela grande de água com sal, jogar o brócoli e retirar apos 1 a 2 min. Jogando diretamente no gelo, para interromper a coção. Servir com um vinho rosé gelado.

Frango Assado a Moda de Nossa Casa


Todos em casa gostam de sobrecoxa de frango, a exceção da Pat, e muitas vezes deixamos de fazer frango assado no dia a dia pelo tempo que gastamos e o resultado onde temos que brigar por estas sobrecoxas. Assim, pensamos num prato bem mais fácil e que fazermos no dia a dia. O frango é bem simples e na minha opinião, infinitamente melhor.

Ingredientes

- Uma ou duas bandejas de sobrecoxas de frango sem pele
- Sal grosso para moer
- Azeite
- Limão para a hora de servir

Desossar os frangos e deixa-los relativamente finos, em formato de files. Ligar o forno a 180C. Colocar as sobrecoxas desossadas no refratário, salgá-las e regá-las com azeite de oliva, virando algumas vezes para envolve-las bem no azeite com sal. Levar ao forno por cerca de 50 min, virando eventualmente, até ficarem bem dourados. Regar de limão antes de servir. Mesmo quem gosta de carne branca vai adorar as sobrecoxas, que ficam bem sequinhas...

Salada de Ovo da Dona Genilda


Nossa cozinheira Dona Genilda faz uma salada de ovo realmente muito boa, e que já faz parte de nossos jantares de sexta feira em casa.

Ingredientes para 6 pessoas

- 10 ovos
- Meio limão
- 2 colheres de sobremesa de cebola picada pequena
- 1 colher de sobremesa de salsinha picada
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- 1 colher de sobremesa de azeite
- 5 a 6 colheres de sopa de maionese light

Cozinhar ovos por 15 minutos com o meio limão inteiro na água. Esperar esfriar e picar numa tigela. misturar os demais ingredientes um a um a exceção da maionese incorporando-os com uma colher. Finalizar com a maionese colocando-a até atingir a consistência desejada. Resfriar antes de servir.