14 de novembro de 2007

Merluza Negra "Alberto Alves"

Meu amigo Alberto Alves é sem duvida o chefe amador mais profissional que conheço, e outro dia ele resolveu juntar um grupo de amigos para comprar um lote de 25kg de Merluza negra chilena, o mínimo que o fornecedor aceitava. Tivemos muitas discussões entre o grupo, e algumas receitas inclusive foram bem mal sucedidas (meu pai fez o peixe no aluminio e não teve muito sucesso - dado que este é um peixe bem gordo).
No final de semana passado, com toda a familia de minha mulher em casa, vinda do Rio, resolvi fazer junto com minha irmã Rachel um filé que tinha guardado no freezer, de cerca de 3 kg. Os ingredientes:
- Uma peça de Merluza negra chilena, com pele (descongelado, claro!)
- Pão de forma e pão italiano amanhecido
- Castanha de caju (um punhado grande, de preferencia sem sal)
- Dill, tomilho, sálvia, alecrim, salsinha
- Dois limões sicilianos grandes
- Dois limões
- Duas cebolas grandes
- Azeite de Oliva, sal e pimenta a gosto
Comecei a receita temperando o peixe com sal, pimenta e limão, e um pouco do "zest" do limão siciliano (a casca ralada). Fiz algumas incisões de um 1cm no lado da pele do peixe, para este absorver melhor o tempero. Em seguida, fiz uma espécie de farinha de rosca no processador, ralando os pães, todas as ervas, sal, e o resto do zest do limão siciliano. Refoguei dois dentes grande de alho picados bem pequenos e passei a farofa neste alho, tomando o cuidado para não deixar quimar a farofa (o ideaql é tirá-la rapidamente da frigideira). Em seguida, fiz uma espécie de cama na assadeira com ervas, rodelas de limão siciliano e rodelas de cebola. Isso é importante já que o peixe solta um pouco de gordura, e isso é absorvido por esta "cama".
Para finalizar, coloquei o peixe sobre a cama de ervas numa assadeira (grande para este tamanho de peixe), cobri com a farofa de ervas e castanha, e coloquei mais uma camada de azeite por cima de tudo, levando ao forno por quase uma hora, a 200 C. Ficou imperdível!!