Assim que vi esta receita achei que ela seria ideal para um Seder de Pessach (a páscoa judaica), por não conter farinha ou fermento. Assim, no último final de semana, no tradicional (e gastronômico) Seder para toda a família preparado por meu pai (este ano éramos 21 pessoas), minha (humilde) contribuição foi o bolo de chocolate.
Os ingredientes:
- 250g de chocolate amargo quebrado em pedaços pequenos;
- 125g de manteiga sem sal amolecida (deixar na temperatura ambiente 30 min);
- 4 claras em neve com 100 g de açucar (7 colheres de sopa);
- 4 gemas mais 2 ovos inteiros, misturados na mão com mais 75g de açucar (5 colheres de sopa);
- 2 colheres de sopa de Grand Marnier ou Cointreau (ou a gosto);
- Creme chantilly (eu compro pronto, nunca consegui fazer um tão bom como o do Santa Luzia)
- Cacau em pó para polvilhar (o chocolate em pó da Nestlé substitui bem)
Misturar os ovos, o açucar, a manteiga e o chocolate (derretido por 30 segundos no microondas). Dobrar nas claras em neve, e colocar o Grand Marnier. Colocar no forno pré aquecido a 180 graus por 40 min, tomando o cuidado de colocar na base da forma um papel manteiga redondo para o bolo não grudar. Aqui o truque é fazer uma especie de cone com a folha de papel, cortar a ponta, colocando a parte mais fina no centro da forma, cortando em seguida a borda circularmente, de modo que quando o cone é aberto tem-se um circulo do tamanho certo.
Quando o bolo sair do forno deixe-o descansar. Uma espécie de cratera vai surgir no meio dele, não se preocupe. É exatamente aí que vamos colocar antes de servir o Chantilly e polvilhar com cacau em pó.