9 de maio de 2010
Arroz de Pato
Esta receita é originalmente do restaurante Antiquarius, e utiliza um pato inteiro, o que torna sua execução um pouco mais complicada. Optei por faze-la somente com as coxas e sobrecoxas, o que simplificou muito o processo. Acrescentei varios ingredinentes à receita original, e fiz o paio a parte, já que muitos de meus amigos não comem porco. Fizemos a receita a primeira vaz para o Dia das Mães, num almoço em casa, e até minha mulher, que não é muito fã de pato, adorou.
Ingredientes para 8 pessoas:
Para o pato assado
- 10 coxas e sobrecoxas de pato (congeladas)
- 4 dentes de alho moidos
- Casca ("zest") de uma laranja, bem picada (usar descascador, não usando a parte branca, amarga)
- Suco de uma laranja
- 1 colher de cha de semente de erva doce
- 1 colher de cha de cuminho em pó
- 5 cravos inteiros
- 1/2 xicara de alecrim picado
- 1/2 xicara de tomilho picado
- 10 folhas de louro inteiras
- 1 colher de sobremesa de pimentas em grão, inteiras
- 1/2 xicara de ketchup
- 1 colheres de sopa de molho Jimmi
- 1 xicara de balsamico
- 1 xicara azeite de oliva
Para o arroz
- 2 xicaras de arroz basmanti
- 1/2 xicara de salsinha picada, para decorar
- 1 xicara de azeitonas verdes sem caroço, cortadas ao meio
- 1 a 2 cubos de caldo knorr de galinha
- 1 cebola grande cortada em tiras finas
- 2 xicaras de arroz basmanti
Paio (opcional)
- 1 paios da Perdigão sem a pele cortado em rodelas finas
Inicialmente descongelamos as coxas de pato de um dia para o outro, deixando-as na geladeira. Antes de acrescentarmos os outros temperos, estas devem ser salgadas e temperadas com pimenta.
Numa assadeira, colocamos todos os temperos do pato. colocamos mais uma pitada se sal neste molho. Misturamos e colocamos nesta mistura as coxas com sal e pimenta. Misturamos bem e fechamos com papel aluminio. deixando num forno pre aquecido a 180 C por cerca de uma hora.
Muma panela grande, pré cozinhamos o arroz na agua e sal por cerca de 10 minutos, deixando-o ao dente (normalmente, seguindo uma técnica do Jamie Oliver, apos cozinha-lo por 10/11 min, escorremos o arroz, num escorredor sobre uma panela pequena, e tampamos tudo com uma tampa de panela, de modo que o arroz fique no vapor por algum tempo). Reservamos o arroz.
Retiramos o pato do forno, separamos as coxas, retiramos a camada de gordura e desfiamos a carne. passamos o molho numa peneira (ou "chinoise"), e retiramo o excesso de gordura. Dissolvemos neste molho um cubo de knorr, diluido mum pouco de agua (usei um cubo e meio).
Numa cassarola, onde vamos servir o pato. refogamos a cebola por 5 min, ou até dourá-la, colocamos o pato desfiado e refogamos por um ou dois minutos, em fogo não muito alto. Colocamos o arroz, e misturamos tudo.
Colocamos as azeitonas, o molho do pato e misturando tudo, ainda no fogo, até ficar bem quente. Desligamos o fogo, jogamos a salsinha por cima, e servimos, tampando a panela para não esfriar.
Refogamos o paio numa panela quente com um pouco da gordura do proprio pato, ou com uma ou duas colheres de sopa de agua, pois ele acaba fritando na propria gordura, e servimos a parte. Não colocar sal, pois o paio já é bem salgado.
Assinar:
Postagens (Atom)