É muito comum em casa, especialmente nos finais de semana, que sobrem partes de um frango assado, sempre melhor no dia seguinte, e foi isto que inspirou a Pat, minha mulher, a sugerir uma salada de frango. Quente ou fria? Quente, respondeu com determinação. A receita é simples, mas mistura dois pratos muito comuns em casa; o frango, desfiado, e uma salada que fazemos muito, de tomates caqui marinados, de um dia para outro, com cebolas roxas cortadas em rodelas bem finas.
Os ingredientes:
Partes de um frango assado, sem pele e desfiado
Salada verde (gosto particularmente de alface roxa, misturada com frise)
Tomates sem pele (ferver por um minuto para tirar facilmente a pele)
Cebolas roxas marinadas de um dia para outro em um molho de vinagre de vinho branco, azeite, sal e mostarda (os tomates caqui que havia marinado com as cebolas não passaram do primeiro jantar - guardei somente as cebolas e o molho)
Queijo parmesão (fatiei neste caso com um ralador de trufas, deixando as laminas quase transparentes)
Azeite, vinagre de vinho brando, sal, pimenta, alho e mostarda, para o molho da salada (ver "molho de salada da Pat")
Misturar os ingredientes do molho com o molho da cebola marinada, e com o alho esmagado (que será retirado do molho antes de servirmos). Esquentar o frango no microondas, e ao sair cobri-lo com um pouco do molho. Com o restante (tirar os pedaços de alho), misturar as folhas verdes resgadas ao meio com o molho, os tomates e a cebola. Misturar bem, colocar sobre tudo o frango e o parmesão.
Irresistível...