22 de outubro de 2007

Soufle de Chocolate do Charlô

Experimentei pela primeira vez este soufle no noivado de minha prima Sandy, que foi feito pelo Charlô. Ao final da festa, fui falar com ele junto com meu pai, e ele nos passou a receita, surpreendentemente fácil. Fiz este soufle duas vezes esta semana, uma para meu irmão, que veio com minha cunhada Didi jantar em casa, e outra na casa da praia do meu amigo Juju. A grande vantagem é que os ingredientes são batidos todos juntos, no liquidificador, e que a massa pode ficar na geladeira até de um dia para o outro, antes de ser colocada no forno.

Ingredientes:

200g de chocolate em pó Nestlé (do padre)
200 g de manteiga sem sal (de preferencia deixada um pouco fora da geladeira)
180 g de açúcar (ou pouco menos de uma xícara) - costumo deixar sempre uma fava de baunilha dentro do açúcar
6 ovos inteiros
Um pouco de uísque ou cachaça - opcional

Como falei, todos os ingredientes são batidos juntos, e colocados em uma forma untada (manteiga e açúcar) não muito funda (o soufle deve subir só uns 30%). Alternativamente pode ser feito em formas individuais refratárias. Costumo misturar na massa um pouco de uísque (como fiz no Juju). Colocar no forno pré-aquecido a cerca de 180/200 graus. Quando a casa inteira estiver cheirando chocolate (uns 25 min), o soufle estará pronto. Servir com sorvete de creme.

Nenhum comentário: