20 de março de 2013

Kneidalech da Vovó Serida


Recebi de meu pai a incumbência de fazer os kneidales para nosso jantar de Pessach, e liguei para minha tia Evelyn, que é uma excepcional cozinheira de pratos judaicos. A ideia inicial era encomendar os kneidales dela, mas como ela não podeia me atender, me deu a receita que minha avó Serida usava. Passei o domingo tentando fazer os kneidales (comecei 7:30h da manhã), e após duas tentativas frustradas, acabei conseguindo, 11 h da noite, algo parecido com o que comia na casa de minha avó.

Ingredientes

-  4 ovos inteiros, gemas e claras separadas.
- 300 g de farinha de Matzá (Matze Mel)
- 400 g de água morna
- 2 colheres de chá de sal marinho
- Um pouco de pimenta branca moida, a gosto
- 2 colheres de sopa cheias de azeite (minha tia coloca cebola frita com azeite, e minha sogra, gordura de galinha - acho que o importante é ter alguma gordura)

Bater na batedeira os 4 claras em neve. Incorporar com uma espatula as gemas cuidadosamente. Misturar a farinha na água já com o sal e colocar na mistura as colheres de azeite, também com uma espatula para não perder o ar das claras. A massa deveria ficar grudando na mão. Reservar e deixar descansar em temperatura ambiente por 1,5 horas, no relógio.

Fazer as bolinhas molhando a mão, para facilitar. Cozinhar em lotes (usei duas panelas grandes) no caldo de galinha (Knorr) por quase 1h, ou até atingir a consistência desejada (fazer uma quantidade maior e ir testando para acertar a consistência). Escorrer e esperar esfriar. Guardar na geladeira, em um pouco mais de caldo de galinha (o do cozimento fica muito turvo). Servir em caldo bem quente.

13 de março de 2013

Risoto de Beterraba do Mani



Sempre comemos este prato no restaurante Mani, um de nossos favoritos,  e como nossas amigas Morena e Drigo vieram jantar em casa, resolvemos tentar replicar o risoto, que é feito com arroz bomba espanhol, assim como no Mani, mas que deve ficar ótimo também com Arborio ou Canaroli.

Ingredientes:


  • 8 beterrabas medias, descascadas e cortadas em cubos
  • 1 1/2 xícaras de cebola picada
  • ½  cálice de vinho tinto suave
  • 1 ½ xícara de arroz bomba ou arroz arbóreo
  • 6 xícaras de caldo de legumes
  • 2 colheres de sopa de balsâmico
  • 1 colher de sopa de coalhada seca
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/4 xícara azeite de oliva
  • 1 colher de café de azeite de trufas brancas
  • Pignoli e ciboulete francesa, para decorar

Cozinhar a beterraba no caldo por 10 minutos, até ficar macio. Bater no processador. Peneirar, colocar o açúcar e reservar

Refogar a cebola picada pequena numa panela grande, colocar o arroz e fritar por 1 minuto. Colocar meio cálice de vinho misturado com o balsâmico, e misturar até secar..

Colocar aos poucos o caldo misturado com a beterraba, e ir mexendo o arroz para incorporar o caldo, 1 xícara de cada vez. Quando estiver “al dente”, cerca de 15 minutos , misturar a coalhada e o azeite de trufas.

Servir com pignoli e ciboulette picada para decorar.