20 de março de 2013

Kneidalech da Vovó Serida


Recebi de meu pai a incumbência de fazer os kneidales para nosso jantar de Pessach, e liguei para minha tia Evelyn, que é uma excepcional cozinheira de pratos judaicos. A ideia inicial era encomendar os kneidales dela, mas como ela não podeia me atender, me deu a receita que minha avó Serida usava. Passei o domingo tentando fazer os kneidales (comecei 7:30h da manhã), e após duas tentativas frustradas, acabei conseguindo, 11 h da noite, algo parecido com o que comia na casa de minha avó.

Ingredientes

-  4 ovos inteiros, gemas e claras separadas.
- 300 g de farinha de Matzá (Matze Mel)
- 400 g de água morna
- 2 colheres de chá de sal marinho
- Um pouco de pimenta branca moida, a gosto
- 2 colheres de sopa cheias de azeite (minha tia coloca cebola frita com azeite, e minha sogra, gordura de galinha - acho que o importante é ter alguma gordura)

Bater na batedeira os 4 claras em neve. Incorporar com uma espatula as gemas cuidadosamente. Misturar a farinha na água já com o sal e colocar na mistura as colheres de azeite, também com uma espatula para não perder o ar das claras. A massa deveria ficar grudando na mão. Reservar e deixar descansar em temperatura ambiente por 1,5 horas, no relógio.

Fazer as bolinhas molhando a mão, para facilitar. Cozinhar em lotes (usei duas panelas grandes) no caldo de galinha (Knorr) por quase 1h, ou até atingir a consistência desejada (fazer uma quantidade maior e ir testando para acertar a consistência). Escorrer e esperar esfriar. Guardar na geladeira, em um pouco mais de caldo de galinha (o do cozimento fica muito turvo). Servir em caldo bem quente.

Nenhum comentário: