Comia muito um prato parecido no Restaurante Tiê de Camburi, mas acho que usavam Badejo, também muito bom. Trouxemos um filé lindo de Pescada Cambucu, que estava congelado, e aproveitei o jantar sexta com meu irmão e minha amiga Samantha para fazê-lo com molho de tomate e Lulas, como o do Tiê.
Ingredientes
Um file de peixe grande (usei robalo) de pelo menos 2 kg
2 kg de lulas limpas cortadas em anéis bem finos
8 cabeças de alho
Molho de tomate feito em casa (Ver Orechiette ao Sugo da Dona Gloria Lilla)
Meia xicara de salsinha picada
Manteiga clarificada (opcional)
Primeiro deixo o alho sem casca cortado ao meio e com o miolo retirado por algumas horas numa mistura de sal e açúcar refinados, o que o deixa muito mais suave e digesto. Usei uma caçarola de ferro com Tfal para refogar as lulas em porções pequenas (fiz em 3 vezes), no fogo bem alto, com um pouco de manteiga clarificada, até ficarem douradas. Refogar por fim 8 dentes de alho picados com azeite e um pouco de manteiga clarificada (opcional) na mesma panela, não deixando que o alho queime. Voltar as lulas a esta panela, misturar bem e adicionar o molho de tomate e a salsinha, tampar e reservar.
Usei um forno combinado, o que facilita muito (180 C com vapor), mas o processo não é diferente num forno tradicional. Regar o peixe com azeite, sal e pimenta, e deixar no forno até ficar com a textura desejada, no meu caso cerca de 12 minutos (vai depender do forno e da espessura do peixe). Esquentar o molho de lula e cobrir o peixe, dando uma ultima esquentada rápida no forno, controlando para o peixe não passar do ponto.
Servir com arroz basmati.