30 de outubro de 2024

Caldo de Galinha da Marilda

O melhor caldo de galinha que já tomei é o da Marilda, que trabalha na casa do meu pai. Servimos em todas as festas judaicas, mas poderia ser todo dia!!

Ingredientes:

Um frango inteiro, sem pele, e sem o peito

Duas cebolas bem grandes

Quatro talos de salsão, com um pouco de folhas 

Lavar o frango de deixar numa panela grande cozinhando, com os outros ingredientes, por cerca de 2,5h. Retirar ocasionalmente o excesso de gordura. No final, peneirar e passar os legumes pela peneira, pra darem gosto ao caldo.

A avó da Pat colocava um pequeno pedaço de beterraba no caldo para dar uma cor "dourada". 

Notas da Puglia

Estivemos na região da Puglia em setembro, explorando cenários incríveis e uma culinária regional que valoriza pratos mais simples, com ingredientes regionais, peixes e crustáceos. Os vinhos brancos da região, que produz varietais Chardonnay e Fiano, também foram um destaque, A região produz muito tintos da uva Primitivo (Zinfandel), que não são muito minha praia. Tomamos vinho branco em praticamente todas as refeições, seja pelo clima quente, seja pelos cardápios repletos de frutos do mar.

Estabelecemos nossa base inicialmente em Lecce no sul, e depois em Fasano. De lá, fomos conhecendo as pequenas cidades da região, todas lindas e bem diferentes. Gostamos muito de Matera, Lecce, Polignano al Mare, Otranto, Alberobelo.

Esta é a lista dos restaurantes que mais gostamos, em ordem:


"Osteria delli Spiriti", em Lecce - dica de nosso amigo Ricardo Garrido, uma das melhores refeição que fizemos na Puglia, com varias massas lindas (como a acima) e um cordeiro incrível. 

"L'Altro Baffo", em Otranto -  cidade muito legal, comi uma massa com Uni, que adoro, e um vinho branco muito bom que serviam em taça, da uva Fiano, muito comum na região (os vinhos chardonnay de lá também são ótimos!)


Café da manhã no "Masseria Torre Maizza", Rocco Forte, em Fasano - uma destas coisas que você nunca esquece, frutas, mozzarellas, pães, peixes defumados, bresaola, tudo incrível. Gostamos do hotel, bem menor que o Borgo Egnazia (que é gigante!!).

 "Due Camini", no Hotel Borgo Egnazia, em Fasano - Uma experiência bem diferente, com menu degustação. Programa muito legal, apesar de pessoalmente preferir os lugares mais rústicos na Itália. Mas gostamos muito, carta de vinhos incrível.


"Il Guazzetto", em Monopoli - Lugar tradicional nesta cidade um pouco maior, comemos muito bem, salada de polvo (acima), peixes, frutos do mar.

"La Lampara Fish Lab", em Gallipoli - Lugar bem rustico e para o chef Rodolfo de Sanctis "o melhor restaurante da Puglia". Varias opções de peixes e frutos do mar numa vitrine para se escolher e mandar fazer a gosto.

Sorveterias "I Vizi degli Angeli", em Matera (espetacular), e "Ciccio", em Ostuni -  tomamos sorvetes incríveis na viagem, em especial nesta sorveteria em Matera, que é uma cidade incrível, toda esculpida na pedra. Imperdível a cidade e o sorvete.