Fiz esta receita pela primeira vez semana passada em casa, testando uma receita que aprendi no carnaval com a cozinheira da avó carioca da Pat, a Romilda. As empadinhas são uma das especialidades da casa da dona Pola (a avó dela). Segue a receita:
Massa da Empadinha
- 1 ½ xícaras de farinha de trigo (a receita dela leva três, mas descobri que a xícara dela vale ½ !!)
- 4 a 5 colheres de sopa de margarina Qualy;
- 1 colher de sobremesa de sal.
Colocar toda a farinha e a colher de sal numa grande vasilha e ir misturando com a mão a margarina, aos poucos, até ficar com consistência de massa podre. Este ponto é um pouco subjetivo, mas a massa deve ficar úmida e não totalmente homogênea. Se necessário, acrescentar mais margarina ou farinha, para acertar a consistência. A massa é em seguida aberta com a mão em forminhas metálicas de empadinha (parte do fundo), recheada com o recheio de frango ou palmito (abaixo) e coberta com mais uma camada de recheio, esta sim aberta com um rolo, para ficar bem fina, e pincelada por cima com um pouco de gema de ovo.
Recheio de Palmito
- A receita com palmito é um pouco mais simples, mas nem por isso menos deliciosa. - Os ingredientes são os seguintes:
- 2 vidros de palmito (reservar a água)
- 2 colheres de sopa de margarina Qualy
- 1 cebola grande bem picada
- 2 colheres de sopa de salsinha
- 2 colheres de chá de farinha de trigo
- ½ copo de leite
- ½ xícara de azeitonas verdes sem caroço
Refogamos a cebola na margarina, acrescentamos o palmito picado, dissolvemos a farinha em ½ copo com a água que estava no vidro de palmito aquecida no microondas (não aquecer com a farinha dentro), e completamos o copo com leite. Após refogar o palmito na cebola alguns minutos, misturamos a farinha dissolvida e a salsinha. Mexendo sempre, acertamos sal e pimenta, e colocamos mais água do vidro se necessário, assim como as azeitonas sem caroço. Deixamos esfriar antes de colocar o recheio na forminha com a massa. Fechamos, pincelamos com gema e colocamos num forno pré-aquecido (importante, para ficar crocante) a 180 graus, por cerca de meia hora, ou até toda a cozinha estar com cheiro de empadinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário