7 de dezembro de 2009

Bolo Gelado de Figo com Creme Inglês


Esta é uma receita da Rita Lobo que fizemos para nossos queridos amigos Edu, Eliane, Isadora e Paula, num almoço de domingo, acompanhado de um espumante portugues muito bom que o Edu trouxe. A receita da foto é coberta com creme ingLes.

Ingredientes

Para o Bolo
-30 figos sem casca e cortados em rodelas

Para o Creme Ingles

-6 gemas
-1 xicara de acucar
-500 ml de leite
-1 colher de cha de essencia de baunilha

Descasque cuidadosamente os figos. Sobre a tabua, corte-os em rodelas finas. Numa forma de pudim, arrume as rodelas em camadas bem finas, para que nao fiquem buracos no bolo. Cubra com um filme e leve ao congelador. deixe mais uma hora e meia na geladeira.

Numa tigela pequena, bata as gemas metade acucar ate obter uma gemada densa. Ao mesmo tempo, coloque o leite com a outra metade do acucar em fogo medio. Quando ferver, retire do fogo e acescente a gemada aos poucos, mechendo com uma colher. Volte a panela ao fogo baixo emisture bem, ate a espuma sumir. a mistura deve engrossar um pouco. Se talhar, bata tudo depois no liquidificador. Desligue o fogo, acrescente a baunilha, e deixe esfriar, levando posteriormente a geladeira.

Para montar, etire a forma e passe uma faca com ponta redonda nas laterais. desenforme sobre um prato grande e sirva com o molho ingles.

Nenhum comentário: