10 de dezembro de 2009

Frango com Beringela da Gina


Este é um famoso prato que a mãe de nosso amigo Juju serve com sucesso em seus jantares, e que comemos na casa dele e da Débora, praparado com maestria, maravilhoso. O prato virou um dos favoritos de nossas noites de sexta feira, quando sempre jantamos em casa.

Ingredientes:

- 1 frango inteiro mais 2 sobrecoxas
- 8 beringelas grandes, cortadas em tiras
- 1 cebola cortada em fatias
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 colher de sopa de alecrim picado
- Oleo Mazola
- Sal e Pimenta a gosto

Temperamos o frango com sal, pimenta, alecrim, e colocamos numa panela de pressão, juntamente com o alho e a cebola. Enchemos de agua até ficar da altura do frango. Fechamos e cozinhamos por 30 minutos.

Enquanto isso, pegamos metade das tiras de beringela e colocamos no forno, sem nada, e deixamos assar por cerca de 25 min. A outra metade fritamos com um pouco de oleo Mazola, por alguns minutos.

Retiramos o frango da panela, reservando o caldo após coá-lo numa peneira. Desfiamos o frango e descartamos os ossos.

Numa travessa refratária, montamos camadas alternadas de frango e de beringelas misturadas (assadas e fritas). Ao terminar, prensamos tudo (com um refratario maior) e em seguida cobrimos com quase todo o caldo, guardando um pouco para quando o refratario sair do forno. Deixamos dourar no forno 180C por 15 min, colocamos o restante do caldo por cima e servimos.

Nenhum comentário: