Este é um prato fantástico servido Capim Santo de Trancoso. A montagem do prato é muito interessante, pois sobre uma cama de espinafre (adaptei em minha receita para uma cama de alho porro e champignons) colocamos o peixe, cobrimos este com uma tapenade de azeitona preta e colocamos sobre a tapenada uma farinha de rosca temperada, que vai ficar crocante uma vez colocada no forno.
Os Ingredientes:
- Um fílé de robalo por pessoa de cerca de 150 g (um robalo inteiro de 3 kg deveria dar para 6 pessoas)
- 1 alho porro picado por pessoa
- Uma bandeja de champignons paris lavados e cortados em lascas
- Tapenade de azeitonas pretas (azeitonas pretas sem caroço batidas com azeite e um pouco de sal, se necessário)
- Duas xicaras de farinha de rosca
- Dois a três dentes de alho bem picados
- Duas colheres de sopa de tomilho picado
- Duas colheres de sopa de alecrim picado
- Duas colheres de sopa de salsinha picada
- Meia xicara de amendoas moídas (opcional)
Refogamos o alho numa frigideira com azeite, colocamos os temperos e logo em seguida as xicaras de farinha de rosca. Misturamos bem, e colocamos sal (esperar esfriar para esperimentar, para ñão se queimar). Adicionammos a amêndoa e misturamos mais um pouco. Reservamos.
Refogamos o alho porro no azeite (ou na manteiga clarificada), temperado com sal e azeite, até amolecer, e colocamos os champignons, deixando no fogo por mais alguns minutos. Esta mistura vai ficar na base do prato que iremos servir..
Temperamos os files de peixe com sal e pimenta e colocamos para cozinhar no vapor por cerca de 10 min. Colocamos em pratos individuais refratários primeiro a mistura de alho porro, depois o peixe, sobre o peixe a mistura de azeitona e finalmente a farinha de rosca temperada. Levamos ao forno por mais 15 minutos, ou até dourar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário