2 de setembro de 2011

Moqueca de Alcachofra, Pupunha e Aspargos

Esta receita é uma adaptação vegetariana que fiz à tão celebrada moqueca de camarões de meu pai. Fizemos num jantar para ele e minha irmã, e o prato foi muito elogiado pelo próprio "inventor" do prato original (na verdade, reza a lenda que ele aprendeu a fazê-lo no Bargaço, de Salvador).

Ingredientes:

- 8 palmitos tipo puponha, assados no forno com azeite e sal e cobertos com aluminio, por cerca de meia hora
- Cerca de 12 corações de alcachofra congelados Bonduelle, cortados na metade
- 12 aspargos verdes
- Cerca de 9 tomate frescos
- Uma lata de tomate pelado italiano
- 3 cebolas grandes
- 1 pimentão vermelho grande, limpo e sem sementes
- 1 Pimentão Amarelo, limpo, sem sementes e cortado em tiras
- 1/4 pimenta dedo de moça sem caroço
- 2 limões
- Salsinha
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 1 caldo knorr de galinha
- Coentro para servir picada, na mesa
- Coco ralado fresco, para servir na mesa (opcional)
- Azeite de Oliva

Os ingredientes da Farofa de Dendê

- Farinha de Mandioca temperada “Deuza”
- 4 dentes de alho, bem picados
- Azeite de Oliva
- 1/2 vidro pequeno de azeite de Dende

O primeiro passo da receita é bater no liquidificador com meia xicara de azeite duas cebolas, 6 tomates fresco (tirando as sementes), a lata de tomates italianos, o pimentão vermelho, uma xicara de salsinha, suco de 2 limões, formando uma pasta avermelhada que será usada como base para a moqueca. Reservar.

Para fazer a farofa, refogar os alhos picados numa frigideira com um pouco de azeite de oliva, cerca de 2 a 3 min. Colocar sal e meio vidro de azeite de dende, e colocar a farofa deusa, mexendo sempre. não colocar a farofa quente mna boca, ela fica muito quente. Reservar.

Cortar a cebola e os 3 tomates remanescentes (tirando o caroço) em pedaços grandes (cotei os tomates em 6). Colocamos uma caçarola grande (normalmente uso panela de barro) no fogo alto, e quando esta esquentar, colocamos um pouco de azeite de oliva e refogamos por um minuto 1/4 de pimenta dedo de moça sem sementes ( tomar cuidado com a pimenta - lavar bem as mão e não levá-las ao olho apos mexer na pimenta). Retirar a pimenta.

Refogar em seguida a cebola, por dois minutos, colocar o pimentão amarelo, refogar por mais 1 ou 2 min, e colocar os pedaços de tomate. refogar por mais um ou 2 min.  Colocar neste momento a pasta de tomates, e esperar ferver. deixar refogar por cerca de 5 min. Colocar meio vidro de leite de coco, com mais meio limão, misturar e deixar ferver por mais 10 a 15 min. Colocar o caldo knorr, mexer bem e acertar sal. Caso queira o prato mais apimentado, colocar algumas gotas de tabasco.

Nenhum comentário: