27 de setembro de 2011

Notas de Berlim

Passamos alguns dias passeando em Berlim, um lugar realmente muito surpreendente e jovem e que é muito diferente do que imaginaria da capital da Alemanha. Quanto à comida, algumas coisas chamaram a atenção:

Pães - para quem gosta de pães pretos, com a mais diversa variedade de grãos e sementes, Berlim é uma festa. Não conseguimos parar de comer pães no café.

Vinhos de Sobremesa - Além de todos os restaurantes que fomos servirem ótimos vinhos brancos alemães, o que para mim foi incrível foram os vinhos de sobremesa alemães. Normalmente pedíamos 2 por refeição, sempre ótimos.

Curry Wurst - uma variação local de salsicha branca servida no prato com molho de tomate e um leve toque de curry doce, incrível. Disponível em qualquer esquina, recomendo muito a da KaDeVe, com uma cerveja (ver abaixo)

Carne do Bouchard - este bistrô tem carnes incríveis, de varias procedências diferentes, além de ser bem animado. Fiquei com vontade de comer o steak tartar, mas já tinha comido uma bisteca enorme, acabei deixando para a próxima vez.

Cafés da Manhã - talvez isso seja uma experiência relativa ao hotel que ficamos, o Mandala Hotel, aliás excelente, mas nossos cafés da manha eram muito especiais, com pães incríveis (os pães do hotel vem de Viena), vários tipos de geleias, queijos, frios muito variados, vegetais grelhados como cogumelos, abobrinhas, alcachofras, tomates muito doces, ovos, além de um waffle ótimo. Para reservar o Mandala, é melhor ir diretamente ao site do hotel, que tem um preço 10% melhor que o booking.com (por onde reservei)

Refeições Vegetarianas - sou muito fã de pratos vegetarianos, e comemos num restaurante excelente com esta proposta, o Cookies and Cream, que aliás tem um astral muito legal, uma espécie de Spot.

Doces com Frutas - Comemos algumas tortas de morango e maçã incríveis, claramente um dos pontos altos da gastronomia local. Recomendo a patisserie Les Notre, na KaDeVe.

Mostardas - os alemães assim como os franceses tem muito orgulho de suas mostardas, que são parte integrante da alimentação deles.
 
Cerveja - Todas que tomamos eram muito leves, apesar da variedade para o expert (que não é o meu caso) ser muito grande.

KaDeVe - tradicional loja de departamentos que foi expropriada durante o nazismo e recentemente recomprada por uma família judia, a loja tem no sexto andar uma variedade infinita de opções de comida para comprar e pequenos "boots" para comer o que der vontade. Para mim, o ponto alto gastronômico da cidade.

Nenhum comentário: