Aprendi esta receita com meu amigo Renato, que é um expert em massas e pegou esta receita de um livro italiano, Italian Regional Cooking, de Simonetta Lupi Vada. Um dos segredos, segundo ele, é usar farinha de semolina e manteiga importadas, o que realmente faz bastante diferença.
Ingredientes para 4:
- 750 g de leite
- 200 g de semolina
- 100g manteiga
- 6 colheres de sopa de parmesão ralado
- 2 gemas
- Uma pitada de noz moscada
- Farinha de rosca
Aquecer o leite e quando este começar a borbulhar, acrescentar gradualmente a farinha de semolina. Se possível, utilizar uma panela com tfal, por a massa gruda bastante e com tfal o processo fica mais facil. Mexer a farinha no fogo por 20 minutos, para ir cozinhando a mistura. Retirar do fogo e colocar 25g de manteiga em pédaços, e incorporar mexendo com uma colher de pau, continuamente. Incorporar os ovos, um de cada vez, 2 colheres de sopa de parmesão, a noz moscada e um pouco de pimenta.
Colocar oleo numa travessa ou no marmore da cozinha, e com as mão molhadas ou uma espatula abrir a massa, para que fique com 1 1/2 cm de altura. Deixe esfriar.
Aqueça o forno a 180C. Coloque manteiga em uma travessa refratária. Corte em circulos ou quadrados a massa, e coloque no refratário. Coloque sobre a camada de nhoque manteiga, parmesão e farinha de rosca. Coloque no forno até dourar, cerca de 20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário