21 de janeiro de 2015

Moqueca de Peixe Revisitada

Meu pai adaptou uma receita de moqueca que ele faz como ninguém, para um prato mais leve, somente de peixe, e finalizado no forno. Fizemos juntos esta receita na casa de nossos amigos Ana e Ary, na praia da Baleia, no réveillon de 2015.

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 robalo de cerca de 2,5 kg, limpo e cortado em filés

- 2 cebolas grandes picadas

- 1 alho porró picado

- ½ kg de tomates, cortados em cubos e sem sementes

- 1 vidro de leite de coco

- 1 colher de sopa de azeite de dendê para a farofa

- 4 limões

- 1 xícara de salsinha picada

- 1 xícara de coentro picado para servir a parte

- Farofa de Mandioca refogada com alho, azeite e óleo de dendê

- Arroz branco

Cortar o peixe em tiras diagonais de cerca de 6/8 cm, dependendo da espessura do peixe. Temperar com sal, pimenta e limão. Refogar numa caçarola com azeite  e óleo de dendê a cebola, o alho porró, e em seguida os tomates, por cerca de 15 min. Colocar o leite de coco e o suco de 1 limão, a salsinha picada e acertar sal/pimenta. Colocar um pouco de água, se necessário, e reduzir até ficar um molho relativamente homogêneo. Reservar.

Colocar em pratos refratários um pouco do molho, colocar o peixe e cobrir com amais molho, levando ao forno pré-aquecido a 180C. Assar por cerca de 20 minutos, ou até o peixe ficar firme. É importante não passar do ponto, deixando o peixe muito duro.


Servir com farofa de dendê (ver receita em “Moqueca do Mi”), arroz branco e coentro picado, para quem curte. Uso sempre Farofa Deusa.

Nenhum comentário: