Este prato foi uma invenção de meu pai, que diz que é o melhor bacalhau que existe. O importante é ter os pratinhos em forma de barquinho da Schmidt, que falou que ia me dar de aniversário, desde que ainda existissem. Ele falou que já tinha comido este prato pelo menos umas 5 vezes durante a pandemia, quando ele ficou o tempo todo em casa e, de acordo com ele mesmo, nunca comeu tão bem.
Ingredientes
Bacalhau congelado dessalgado, cerca de 200 g por pessoa;
Purê de batatas, feito com um pouco de manteiga;
Uma cebola grande, picada e refogada;
Uma cabeça de alho;
Um ovo cozido por pessoa, cortado em rodelas;
3 ou 4 azeitonas por pessoa;
Brócolis "ninja" no vapor, caules retirados (deixar só as pontas);
Meia xícara de azeite de boa qualidade;
Noz Moscada para o purê;
Cortar as cabeças de alho na metade, sem casca, e tirar o miolo ("alma"). Deixar numa vasilha com meia xícara de sal refinado e meia de açúcar, por pelo menos uma hora. Lavar de deixar secar.
Preparar purê de batata com manteiga, misturar com a cebola refogada e noz moscada. Colocar no fundo do prato, e colocar flores de brócolis nas laterais.
Colocar o bacalhau dessalgado no vapor, e quando estiver cozido, soltando as lamelas, separar os pedaços e tirar as espinhas. Colocar as lamelas de bacalhau sobre o purê.
Fritar os pedaços de alho cortados em laminas finas com azeite de oliva, até ficar dourado.
Colocar sobre o bacalhau rodelas de ovo cozido, e regar tudo com o azeite com o perfume do alho. Colocar ainda as azeitonas e os pedaços de alho ao lado do prato.
Colocar alguns minutos no forno pré-aquecido, nas barquinhas individuais, antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário