29 de março de 2021

Legumes Assados da Tia Rosette



Esta é uma das receitas que mais fazemos em casa, pois são o acompanhamento ideal para uma serie de pratos, e gosto muito de comer os legumes no café da manha com o pão de minha amiga Flávia. A receita original foi dada pela tia da Pat, a Rosette, que mora em Tel Aviv e é uma super cozinheira. 

Ingredientes

Um pimentão vermelho grande, cortado em tiras grandes (2 x 3 cm)

Duas abobrinhas, cortadas em rodelas de 1 cm e novamente ao meio (tipo uma meia lua)

Três xicaras de cebolinhas pequenas, inteiras e sem casca

Um maço grande de brócolis, cortado deixando somente as pontas verdes

Duas xicaras de paris, limpos e inteiros (ou cortados na metade, se forem grandes)

Meia xicara de tomilho fresco

Meia xícara de xarope de tâmaras (que dá o toque oriental) 

Assar no forno a 180C inicialmente as cenouras e as cebolas, com sal, pimenta e azeite, cerca de 20 min, até ficarem macios. Acrescentas os outros legumes, colocar mais azeite, pimenta e sal, o tomilho e o xarope de tâmaras, misturar bem e levar novamente ao forno por pelo menos mais meia hora, até os legumes estarem macios mas não excessivamente queimados. 

Costela Assada na Pressão


Gosto bastante de costela bovina, em especial o corte Texas, mas não sou muito fã de churrasqueiras, pelo menos quando eu estou pilotando. Assim, procurei uma receita de costela sem passar pelo processo carvão/brasa/fumaça, e cheguei nesta solução pesquisando na internet. Acredito que o resultado seja quase tão bom (pra mim melhor!), mas com um preparo infinitamente mais simples.

Ingredientes 

Uma costela bovina "Texas" de 1,5 a 2 kg

4 cebolas cortadas em rodelas de 2 cm

3 cenouras cortadas em rodelas

3 abobrinhas italianas cortadas em rodelas de 1 cm

Colocar as cebolas na base da panela de pressão, elas evitarão que a costela queime. Salgar a costela (uso sal grosso moído) e colocar pimenta a gosto. Colocar a costela sobre as cebolas com o osso para baixo e colocar a cenouras. fechar a panela de pressão, sem nenhum liquido, e deixar no fogo baixo por cerca de uma hora.

Após tirar a pressão da panela, colocar a costela num refratário e levá-lo ao forno, para dourar no broiler, por cerca de 15 min, com as abobrinhas salgadas e regadas no azeite ao lado, como acompanhamento. 

Fatiar e servir com os legumes.