26 de dezembro de 2007

Farofa da Romilda

A comida da casa de Dona Pola, avó carioca de minha mulher, é famosa pelo tempero ultra caseiro. Sua cozinheira, a Romilda, me lembra muito a Dona Anastácia, do Sítio do Pica-pau Amarelo (30 quilos mais magra!!!). Entre várias iguarias, ela faz a melhor batata frita, o melhor feijão preto, o melhor rosbife, só para citar alguns exemplos. Aprendi nestas férias sua receita de farofa, que é simples e maravilhosa. Os ingredientes:

Farinha de mandioca (cerca de 3 xicaras para cada 2 pessoas)
2 colheres de sopa de salsinha bem picada
1 colher de sopa de margarina Qualy para cada 2 pessoas (ou manteiga clarificada, na minha versão)
3 ovos para cada 2 pessoas
1 cebola média bem picada para cada 2 pessoas
Sal e pimenta a gosto

As quantidades são aproximadas, mas se colocarmos poucos ovos ou cebola em muita farinha, a farofa vai ficar seca e sem graça.
 
Refogar bem a cebola na margarina até ficar dourada, e colocar sal (será difícil salgar após colocarmos a farinha). Em seguida, colocar os ovos e mexendo sempre deixá-los virar uma espécie de creme de ovo, com pedaços bem pequenos, mas não tão firme quanto um ovo mexido. Colocar a salsinha e continuar mexendo, e colocar a farinha aos poucos, tomando o cuidado de não exagerar na quantidade para que a farofa não fique muito seca. A receita pode ser feita com farinha de mandioca temperada Deuza, que usamos muito, e fica excelente.

Nenhum comentário: