31 de outubro de 2008

Torta de Maçã do Renato

Esta receita é do “restauranteur” e amigo Renato Ades, e fiz pela primeira vez para um almoço delicioso domingo na casa de meus queridos amigos Jacob e Veronica, para finalizar um pernil cordeiro que fizemos na churrasqueira deles (ver a receita "Cordeiro na Brasa").

Os Ingredientes:

Para a Massa
- 200 g farinha
- 100 g manteiga gelada
- 1 gema
- Meia colher de chá sal
- 3 colheres de sopa de água gelada

Para o Recheio
- 200 g manteiga quente
- 200 g açúcar
- 200 g amêndoa moída
- 1/4 xícara farinha de trigo
- 2 a 3 colheres de chá de essência de baunilha
- Cointreau a gosto
- 2 ovos inteiros
- 4 maçãs verdes grandes sem casca, fatiadas bem finas, e molhadas em um pouco de limão para não ficar pretas.

A massa é feita com a manteiga bem gelada, e com água gelada, para possibilitar a abertura da massa na forma. Os ingredientes são batidos no processador, e colocados, bolinha por bolinha, na assadeira. É importante furar a massa em toda a sua extensão com um garfo.

Batemos separadamente o recheio em uma batedeira, primeiro a manteiga morna, até formar uma pasta (1 minuto) e em seguida os outros ingredientes. Deixe os ovos para o final, para poder experimentar antes de misturar os ovos crus.

Coloque este recheio sobre a massa, coloque as maçãs em pé, enfileiradas em dois ou três círculos, dependendo do tamanho da assadeira. A massa cresce bastante.

Coloque um pouco de açúcar de confeiteiro sobre as maçãs, para que elas fiquem douradas Deixe no forno por cerca de 40 minutos, a 160 / 170 graus. Pode ser servida morna ou fria.

Nenhum comentário: