8 de setembro de 2009

Paella de Frango da Inma


Comemos esta Paella na casa de nosso amigo Alberto Duran, no Rio, preparado por sua mulher Inma, que é do sul da Espanha. A maneira de preparar a Paella é bem diferente da que estava acostumado, e o resultado foi incrivel.

Ingredientes:

- Sobrecoxas desossadas e peitos de frango cortados em pedaços iguais (cubos)
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho moidos
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
- 1 lata de tomate italiano
- Meia xicara de tomates cereja pequenos (inteiros)
- 1 xicara de vagens cortadas em tiras de 3 cm
- 1 xicara de ervilhas frescas
- 2 colheres de cha de alçafrão em "pistillos"
- 2 tabletes de Caldo Knorr de galinha
- 1 colher de café de cravo em pó
- Tempero para Paella "Paellero" (comprei no Santa Luzia)
- Azeitonas pretas sem caroço
- Duas xicaras de arroz "Bomba", espanhol (A Inma fez com arroz Arborio, pois não achou arroz espanhol no Rio)

Temperamos os pedaços de frango com sal e pimenta. Refogamos estes numa paellera ou frigideira alta com azeite, até ficarem ligeiramente dourados, e colocamos nesta ordem os dentes de alho moídos, a cebola picada e o pimentão, e deixamos refogar por alguns minutos mais. Em seguida, colocamos a vagem, a ervilha, os tomates cereja e os tomates italianos, e mexemos por mais um minuto ou dois. Colocamos neste momento 5a 6 xicaras de água com caldo knorr (ou usar um bom caldo de galinha feito em casa, que logico fica bem melhor), e deixamos cozinhar por cerca de 15 minutos, acrescentando mais agua se necessário. Acertamos o tempero, colocando o alçafrão em pistillos, que devem ser muito rapidamente torrados (deixo no forninho cerca de 1 min, só para o acafrão ficar "quebradiço") e moídos antes de ser acrescentados ao prato. Colocamos também o tempero para Paella, e acertamos sal e pimenta. Neste ponto a panela deve ter pelo menos metade de seu volume liquido, que será absorvido pelo arroz.

Colocamos o arroz, abaixamos o fogo e mexemos somente uma vez. Colocamos as azeitonas pretas (umas 10/12) por cima do prato. A partir daí, temos que deixar o arroz parado, mexendo constantemente a panela (procurando "soltar" o fundo do arroz), para este não queimar no fundo (ele vai queimar um pouco, faz parte do prato). Acrescentamos se necessário mais um pouco de água com um pouco caldo knorr diluido. Quando o arroz estiver quase pronto, desligamos o fogo, e deixamos tampado por alguns minutos (ou no caso da Paellera colocamos papel alumínio). Colocamos azeite antes de servir.

Nenhum comentário: