Gosto muito de sopa de feijão, e a Dona Genilda, que trabalha conosco, é mineira, e tempera seu feijão como ninguém. Pedi recentemente para ela fazer uma sopa de feijão, só que ao invés de comer com o tradicional "macarrãozinho"de minha infância, o substitui por shitake e coentro, o que deu um toque bem mais sofisticado e leve na sopa. Para mim, ficou a perfeita "confort food"...
Ingredientes
- 200 g de feijão roxinho
- Meia xícara de cebola picada
- Dois dentes de alho esmagados
- Duas ou três folhas de louro
- Uma bandeja de shitake
- Uma xícara de coentro fresco picado
Ferver feijão com louro numa panela de pressão, com água e um pouco de sal, por 40 min. Resfriar a panela e abrir. Guardar a agua da fervura, e separar metade do feijão para a sopa.
Refogar o alho e a cebola. Misturar com a metade do feijão reservada. Bater o feijão com a água da fervura, o suficiente para se chegar numa consistência de sopa grossa mas não excessivamente rica. Acertar sal e pimenta.
Limpar o shitake com uma escovinha (não costumo lavá-lo na água, pois ele é como uma esponja). Cortar em tiras. Refogar em um pouco de alho e azeite de oliva bem quente, deixando-o "al dente". Acertar o sal e reservar.
Servir a sopa bem quente com o shitake, e cobrir com um pouco de coentro e, para quem gosta, pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário