20 de julho de 2018

Polvo Ensopado

Testei esta receita que comi com meus filhos em Fernando de Noronha (no Restaurante Chica da Silva, aliás, muito bom) usando minha panela de "slow cooking", para tentar entender o tempo certo para fazer o polvo. Ficou muito bom, e muito macio...

Ingredientes


  • Um polvo lavado e limpo de 1 quilo e meio (para 2/3 pessoas)
  • Três xícaras de tomates picados sem sementes e sem pele
  • Dois dentes de alho picados
  • Duas cebolas cortadas grosseiramente
  • Uma colher de sopa de paprica doce
  • Meia xícara de coentro picado, para finalizar (pode ser salsinha, para quem não gostar


A graça deste método é que ele é muito simples. Inicialmente, lavei bem o polvo para tirar a areia (algumas pessoas deixam uma meia hora de molho na água fria). Coloquei num recipiente e coloquei um pouco de sal moído, com dois dentes crus de alho esmagados, para dar um pouco de gosto, por uns 15 min.

Se estiver usando a panela de "slow cooking", ligue-a no modo refogar, o que é equivalente a colocar uma panela normal no fogo alto e deixar esquentar bem. Neste momento, colocar o polvo, muito rapidamente, só para dar uma cor, por dois ou três minutos, virando. Desligue a função "refogar" na panela e coloque em "slow cooking" (ou reduza o fogo alto para um bem baixo, numa panela normal). Acrescente os tomates e as cebolas e a paprica doce.

Deixei cozinhando em temperatura baixa por cerca de 3,5 horas, o que deve equivaler a uma hora e meia numa panela com fogo bem baixo. O importante é ir testando com um garfo a consistência, até ficar bem macio (cada polvo, conforme seu tamanho, vai ter um tempo diferente). Quando isso acontecer, retire o polvo da panela, corte-o em pedações e junte-o novamente ao molho. Acerte sal e pimenta e coloque o coentro (ou a salsinha) picado. Servir com arroz branco e farofa de dendê (que eu adoro).

Nenhum comentário: