Ingredientes
- Um polvo lavado e limpo de 1 quilo e meio (para 2/3 pessoas)
- Três xícaras de tomates picados sem sementes e sem pele
- Dois dentes de alho picados
- Duas cebolas cortadas grosseiramente
- Uma colher de sopa de paprica doce
- Meia xícara de coentro picado, para finalizar (pode ser salsinha, para quem não gostar
A graça deste método é que ele é muito simples. Inicialmente, lavei bem o polvo para tirar a areia (algumas pessoas deixam uma meia hora de molho na água fria). Coloquei num recipiente e coloquei um pouco de sal moído, com dois dentes crus de alho esmagados, para dar um pouco de gosto, por uns 15 min.
Se estiver usando a panela de "slow cooking", ligue-a no modo refogar, o que é equivalente a colocar uma panela normal no fogo alto e deixar esquentar bem. Neste momento, colocar o polvo, muito rapidamente, só para dar uma cor, por dois ou três minutos, virando. Desligue a função "refogar" na panela e coloque em "slow cooking" (ou reduza o fogo alto para um bem baixo, numa panela normal). Acrescente os tomates e as cebolas e a paprica doce.
Deixei cozinhando em temperatura baixa por cerca de 3,5 horas, o que deve equivaler a uma hora e meia numa panela com fogo bem baixo. O importante é ir testando com um garfo a consistência, até ficar bem macio (cada polvo, conforme seu tamanho, vai ter um tempo diferente). Quando isso acontecer, retire o polvo da panela, corte-o em pedações e junte-o novamente ao molho. Acerte sal e pimenta e coloque o coentro (ou a salsinha) picado. Servir com arroz branco e farofa de dendê (que eu adoro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário