Fiz esta salada num sábado pela manhã, na volta de meu treino. Tinha ido bem cedo na feira e comprei uns camarões lindos, bem frescos. Neste dia, o Matty, amigo do Pedro, estava aqui em casa. A salada é muito simples de fazer, mas o resultado é surpreendente.
Ingredientes
- 5 camarões médios por pessoa, limpos, somente com o rabo
- Salada verde variada, num bowl grande
- 4 dentes de alho picados (normalmente, antes de lavar e picar, tiro a casca, corto no meio e deixo "enterrado" no sal com açúcar para tira o "veneno" do alho, como diz meu pai)
- Molho de salada da Pat (ver receita)
- Uma colher rasa de sopa de açúcar
- Duas ou três colheres de sopa de balsâmico
- Meia xícara de salsinha picada
- Manteiga clarificada, ou azeite, se não tiver
Colocar numa panela peque o açúcar no fogo baixo, até derreter e ficar transparente, quase no ponto de caramelo, tomando cuidado para ele não queimar. Tirar do fogo e colocar o balsâmico, misturando cum uma colher até derreter todo o caramelo. colocar mais um pouco de azeite, um pouco do molho da salada, e reservar.
Temperar os camarões com sal e pimenta. Colocar numa frigideira grande a manteiga e o alho picado, tomando cuidado para não deixar queimar. Colocar os camarões, deixando refogar cerca de 3 minutos de cada lado. retirar do fogo, e colocar salsinha picada.
Temperar a salada com o molho de salada remanescente, bem misturado (uso uma coqueteleira de plástico, mas um pode limpo de geleia também funciona). Colocar os camarões ainda quentes sobre a salada, e cobrir tudo com o molho morno que fizemos o balsâmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário