17 de maio de 2020

Atum com Molho Tarê


Adicionamos esta receita de atum a nosso cardápio semanal, já que a Pat descobriu um fornecedor de restaurantes que entrega em casa fruto do mar de muita qualidade, e o atum deles é muito bom. Pesquisei algumas receitas de molho tarê, que deixa o prato bem oriental, e mata a saudades dos meus filhos de comida japonesa, que eles adoram mas não tem comido muito, por conta da pandemia.

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • Cerca de 1 kg de atum, cortado em pedaços grandes
  • Algumas colheres de shoyu light para temperar o atum
  • Dill picado (usei seco)
  • Uma frigideira de tefal

Para o molho tarê

  • 2 xícaras de mirin (saque culinário - vende em qualquer supermercado)
  • 3/4 xícara shoyu light
  • 3/4 xícara de açúcar refinado
  • Suco de 1/2 limão siciliano

Comecei fazendo o molho tare, pois demora um pouco mais. Misturar numa panela pequena o shoyu, saque mirin e açúcar, nas proporções acima, e deixar cerca de 25 minutos no fogo baixo, até começar a formar muitas bolhas. Finalizar com o suco de limão siciliano, se possível com uma peneira. Não gosto do molho muito espesso, e é só tirar do fogo quando estiver com a consistência desejada (ele vai ficando mais grosso). Deixar esfriar o molho alguns minutos antes de servir. Muitas vezes faço meia receita, que é suficiente para o prato acima, mas se você fizer a receita inteira, pode deixar o excedente na geladeira, dura bastante tempo. 

Cortar o atum e temperá-lo com shoyu e dill. Colocar a frigideira no fogo, e deixá-la esquentar. Colocar os pedaços de atum e deixá-los selando alguns minutos, virando de modo que o atum fique no ponto desejado. Idealmente, fazer o processo por partes para não deixar a frigideira muito cheia. Ir colocando os pedaços prontos numa travessa, que no final pode inclusive ir rapidamente ao microondas, para que todos os pedaços fiquem quentes por igual. 

Para finalizar (deixo atum 1 min no microondas antes), colocar o molho tarê sobre o atum, mais um pouco de dill, e servir com por exemplo purê de mandioquinha, que a Pat adora, e arroz.












Nenhum comentário: