16 de novembro de 2008

Terrine de Salmao


Descobri esta receita num livro que encontri na Livraria da Villa, enquanto tentava evitar que meu filho Pedro destruisse a livraria. Desde então, já fiz a receita umas três vezes, uma delas para minha mãe, que não é nada fácil de agradar (mas que adorou a terrine).

Os ingredientes:

- 6 fatias de salmão defumado
- 300 g salmao fresco
- 300 g de pescada branca
- 300 ml de creme de leite
- 4 ovos
- 3 pimentoes assados no forno
- 2 abobrinhas grandes
- 2 cenouras grandes
- 1/4 xicara dill
- Cebolinha e salsinha a gosto

A Terrine é feita em camadas, sendo que devemos utilizar uma terrineira funda, forrada com um filme para facilitar na hora de desenformar. É importante deixar uma parte do filme para fora, sobrando, para cobrir o fundo quando levarmos a terrineira para o forno

Fatiamos as abobrinhas em tiras, e grelhamos rapidamente numa grelha bem quente, com sal, pimenta e um pouco de azeite. Fazemos o mesmo com as cenouras. Comclui que os vegetais em tiras ficam mais bonitos na hora de cortarmos a terrine. Deixamos o pimentão no forno até ele ficar escuro (uns 25 min a 200 C)tiramos e colocamos num saco plástico fechado. Em 5 minutos fica muito fácil tirar a casca, e cortamos também em tiras os pimentões (sem sementes ou casca).

Batemos o salmão com meia xicara de creme de leite, 2 ovos, dill, sal e pimenta, e separadamente o peixe branco, com mais meia xicara de creme de leite, 2 ovos, cebolinha, sal e pimenta.

Em seguida começamos a montar a terrine. Na camada do funda da terrineira (que vai ficar em cima quando virarmos), colocamos um pouco de azeite, dill picado, e a primeira camada de salmão defumado. daí em diante vamos alternando camadas, primeiro a pasta de salmão, as abobrinhas, a paste de peixe, os pimentões, mais uma camada de pasta de salmão, etc, até preenchermos toda a terrineira.

Colocamos a terrineira numa forma com um pouco de agua, e levamos ao forno 180 C por uns 30 ou 35 minutos. Tiramos e deixamos esfriar um pouco, antes de desenformar (colocamos um prato por cima da terrineira e viramos, retirando em seguida o filme). Pode ser servido morno ou gelado (neste caso devemos levar à geladeira uns 45 min antes de servir). Normalmente sirvo de entrada, com uma salada verde

2 comentários:

Doris Sochaczewski disse...

Eduardo, nunca fiz terrines, mas sua aptidao e carinho pela receita deu vontade de executar uma. Qual recipiente vc recomenda ter ou um pyrex fundo resolve?quem sabe me torne uma terrineira contumaz também?
bjs
Doris

Ana disse...

Achei uma delícia , vou fazer para o Almoço de Páscoa. Que ótimo que dividiu seus conhecimentoe. Fique com Deus.