23 de abril de 2012

Camarões Frios da Minha Infância



Quando éramos pequenos íamos muito com meu pai na Cantina Via Veneto, e me lembro especialmente dos camarões frios servidos no carrinho de entradas, com maionese. Camarões frios bem feitos são sem dúvida muito bons, tanto que meu pai, grande apreciador, diz que não existe maneira melhor de comer camarões.

Nesta receita, servi os camarões que comprei com ele no Ceasa com uma maionese temperada, Mango Chutney, e mais alguns acompanhamentos para dar ao prato um ar de Fondue, e meu programa com a Pat sábado a noite foi muito divertido, acompanhado de boa garrafa de saquê.


Ingredientes

- 12 camarões grandes limpos, mas com casca. O numero de camarões vai logicamente variar com o tamanho (e o apetite!)

- Mango Chutney

- Maionese light, temperada com um pouco de Nan Pla (molho de peixe)

- Coco ralado

- Uma cenoura grande descascada e cortada em rodelas

- Duas cebolas grandes sem casca cortadas ao meio

- Um pedaço de salsão inteiro

- Outros acompanhamentos, como pupunha, tomates cereja, ovo duro picado, etc.


As duas questões importantes deste prato são como limpar o camarão e como cozinhá-lo. Os camarões devem ser limpos com uma tesoura, por trás, para que fique com casca, pois cozinhá-los sem casca deixa todo o sabor na água.

Colocar numa panela grande a cebolas, a cenoura, o salsão e sal marinho. Quando a água estiver quase fervendo colocar os camarões e esperar que a água ferva. Desligar o fogo após 1 minuto de fervura e reservar. Após 15/20minutos, retirar os camarões e colocá-los diretamente numa bacia com água e gelo.

Temperar a maionese com Nam Pla (pra mim maionese é bom de qualquer jeito, com ou sem Nam Pla). Colocar em potinhos os acompanhamentos. Tirar os camarões da água e tirar a casca, servindo-os frios.

Nenhum comentário: