9 de abril de 2012

Matso Ball de Pessach

Aprendi esta receita com minha sogra, que veio a São Paulo e fez a tradicional sopa judaica para servirmos no jantar de Pessach de meu pai. As quantidades são aproximadas, e ela fez sopa para cerca de 20 pessoas.

Ingredientes:

Para o Kneidale
- 22 ovos
- 500 g de farinha de matza
- Sal e pimenta a gosto
- 2 caldos Knorr de galinha em potinhos
- 2 colheres de sopa de azeite (minha sogra usa gordura de frango)
Para o caldo de galinha

- 1 frango inteiro, cortado em pedaços
- ½  Salsão
- 2 Cenouras sem casca
- 2 Cebolas inteiras  sem pele
- 2 dentes de alho sem pele
- ½ maço de salsinha amarrado com um barbante
- 2 caldos Knorr de galinha em potinho
Para preparar o caldo, limpar bem os pedaços de galinha, em pedaços, e coloca-los sem pele (reservar a pele para a etapa seguinte) numa panela grande, com água. Acrescentar os outros ingredientes, e deixar em fogo baixo por cerca de 2 horas, retirando aos poucos as impurezas que vão subindo com a fervura. No final, colocar um caldo Knorr e experimentar para  acertar sal e pimenta. Coar o caldo e reservar.

Bater as claras em neve, com uma pitada de sal. Acrescentar aos poucos as gemas e continuar batendo, ate formar uma mistura homogênea. Colocar sal e pimenta e duas colheres de sopa de azeite (se usar gordura de galinha, como os tradicionalistas, colocar a pele do frango em pedaços numa frigideira, em fogo baixo, ate soltar a gordura, cerca de 5 min). 

Colocar aos poucos a farinha de matzá na mistura, dobrando para não perder o ar das claras, ate atingir uma consistência apropriada para fazer as bolinhas, sem que a mistura grude na mão. Molhar as mãos para fazer as bolinhas, e enrolá-las de acordo com a preferência de tamanho, mas todas iguais. Reservar.

Numa panela grande, ferver água com dois tabletes de Knorr e um pouco de sal. Ferver as bolinhas entre 10 e 20 min, ou até boiarem, quando estarão prontas. Experimentar até acertar a consistência desejada (esperar esfriar um pouco, pois quando ela sai da panela ainda estará mais dura do que ficará fria). Colocar num escorredor e reservar. Fazer em várias levas se necessário.

Para finalizar, colocar as bolinhas cozidas no caldo e dar mais uma fervida. Guardar dentro do caldo até servir.

Nenhum comentário: