31 de julho de 2014

Notas de Londres 2



Após 15 dias em Londres, além de revisitar alguns de nossos lugares favoritos e ver como continuam ótimos, conseguimos explorar e descobrir alguns lugares que entram daqui para frente em nossos roteiros da cidade. Desta vez fomos com nossos filhos, que nos acompanharam em todos os lugares, o que nunca foi um problema pois Londres é sem dúvida o lugar mais “child friendly” que eu conheço. Sempre educados, sempre tentando facilitar e agradar. Poderíamos ter ficado lá fácil mais 15 dias...

Pela ordem do que mais curti desta vez:

The Ivy – Já havíamos ido lá da outra vez, e estava novamente excelente. Lugar muito tradicional, do Theater District, e aberto sempre até tarde. Chegamos 11h e jantamos muito bem. Comi vieiras, e a Pat, o famoso Sheppard’s Pie. Hamburger também muito bom. Boa variedade de maltes no bar.

La Petite Maison – Restaurante muito badalado, com comida excelente, em Mayfair. Comi um cordeiro incrível, e varias entradinhas, todas ótimas.


River Café – Outro de nossos favoritos. Ótimo Negrone para começar, e uma comida super simples e com muito sabor.


La Famiglia – Uma surpresa ótima, italiano bem casual mas com uma comida excelente. Comi um risoto de lulas e acabei comento o meu e o do meu filho, e fiquei com vontade de voltar no final da viagem.

The Magazine – Restaurante com viés japonês em uma das galerias Serpentine (Sackler), no Kensington Park. Projeto lindo da Zaha Hadid, programa ótimo para o almoço.

Comptoir Libannais – uma rede que não conhecíamos e descobrimos por acaso, comida muito boa e lugar muito animado. Uma perto da Saatchi, outra ao lado da estação South Kengsinton.

Bluebird Café  - Lugar bem legal com loja, café ao ar livre e mercadinho, na Kings Road. Bom hambúrguer e boas saladas, bem legal.

Portobello – Pizzaria pequenininha em Notting Hill. Servem pizza por metro, bem diferente.

Outras coisas que não podem deixar de aparecer na lista:

Café e Doces do V&A – A comida na verdade não é boa, mas o jardim interno e os doces, café, tudo é incrível no Victoria& Albert. Sem duvida um dos meus lugares favoritos em Londres.

Café Lido – Um dos lugares mais charmosos pra tomar um café ou uma taça de vinho no Hyde Park, de frente pro lado. Servem café da manhã.

Borough Market  - Lugar que todos acabam indo e com 1000 opções de barraquinhas com comidas típicas, muito legal pra ir almoçar.

Patisserie des Rêves - Filial da francesa, com um Saint Honoré imperdível. Perto da estação South Kensington.


Harrods – “Food court” incrível, vale a pena experimentar algumas das opções num almoço e comprar algumas comidas também.






29 de julho de 2014

Gravlax


Esta é uma receita muito versátil, e uma vez feita pode ficar vários dias na geladeira. Esta versão foi feita pela tia da Pat, que se inspirou no Gravlax feito pelo Jamie Oliver.

Ingredientes:

- Um pedaço de salmão com pele de 1 kg

- 1 xícara de sal grosso

- 1 xícara de açúcar mascavo ou similar

- 1 xícara de dill picado (separar um pouco para misturar com o creme azedo)

- 1 beterraba ralada crua

- Zest de 1 limão siciliano

- Suco de 1 limão siciliano

- 1 xícara de creme azedo para o molho


Misturar numa travessa o sal, o açúcar e o dill. Colocar um pouco da mistura num refratário, e colocar o salmão por cima, pele para baixo. Colocar um pouco mais da mistura sobre o salmão, e ir intercalando com a beterraba, formando 2 ou 3 camadas até cobrir o salmão totalmente. Colocar por cima o zest do limão e um pouco do suco.

Colocar um filme e cobrir com algum peso (1 leite longa vida, por exemplo). Deixar na geladeira 24 horas.  Retirar da geladeira e lavar com água corrente, retirando o sal e temperos. Enxugar com papel toalha e servir numa tábua de madeira (por exemplo), acompanhado do creme azedo com dill picado e pão sueco. Fatiar bem fino, como se fosse sashimi.

Pode ser guardado até por 5 dias na geladeira, enrolado em filme.

Shakshuka


Comemos este prato na casa do Rio dos tios da Pat que moram em de Israel, e de acordo com eles esta é uma das receitas mais típicas e apreciadas do país.
Ingredientes

- 1 cebola grande cortada em rodelas

- 1 tomate caqui cortado em rodelas grossas

- 1 xicara de pasta de tomate de boa qualidade

- 2 ovos por pessoa

- 1 pitada de páprica doce

- Uma pitada de cominho em pó

- Sal e pimenta a gosto


Refogar a cebola até ficar transparente, cerca de 5 minutos. Colocar as rodelas de tomate espalhado pela panela, e colocar a polpa de tomate. Deixa cozinhar por mais cerca de 20 minutos. Colocar o cominho e quebrar os ovos com cuidado sobre a pasta de tomate, até que a clara fique firme. Colocar por cima a páprica e servir.

Arroz de Polvo



Esta é uma receita adaptada de um polvo que meu sogro fez nas férias no Rio, e que ficou com um caldo espetacular, que usamos num risoto de camarão, muito bom.

Ingredientes

- 1 polvo de cerca de 2kg

- 2 xícaras de arroz Carolino ou Basmati

- 2 cebolas, uma picada e outra cortada ao meio

- 5 folhas de louro

- 1 alho porro cortado ao meio

- Uma pitada de açafrão

- 1 cubo de caldo de vegetais

- Uma taça de vinho branco

- Meia xícara de salsinha picada

- Uma xícara de tomates sem sementes picados em cubos

- Coentro picado para servir a parte

Ferver cerca de 2 litros de água numa panela de pressão, sem sal. Quando estiver fervendo (aberta), colocar o polvo e deixar 1 minuto. Retirar e aguardar a água ferver novamente. Repetia a operação, e retirar o polvo novamente.

Quando a agua ferver novamente,  colocar na panela a cebola, o louro, o alho porro e duas colheres de sopa de sal. Colocar o polvo e fechar a panela de pressão, deixando no fogo por mais 10 a 11 minutos. Retirar do fogo, e retirar a pressão. Colocar na água fria da torneira antes de abria a panela. Retirar o polvo e reservar. Quando esfriar, cortar em pedaços médios. Coar e colocar em outra panela o caldo da fervura, com o cubo de caldo de vegetais, mantendo-o no fogo. Acertar sal e pimenta do caldo.

Numa outra panela, refogar a cebola picada com azeite. Quando estiver dourado, colocar o arroz e “fritar” por alguns instantes. Colocar o vinho e mexer. Colocar o açafrão e mexer. Ir dali para frente colocando de concha em concha o caldo de polvo mexendo sempre. Quando estiver quase ao dente, colocar o polvo, o tomate e a salsinha, mexer por mais um ou dois minutos, e retirar do fogo. Colocar mais azeite e misturar. Descansar com a panela fechada por mais um minuto antes de servir, com o coentro a parte para quem gosta.