Bacalhau a Braz é um prato que sempre pedimos em alguns restaurantes que gostamos, e é realmente um prato simples que pode ser servido tanto em porções individuais como numa panela, como fiz neste caso. Para simplificar, utilizei batata palha pronta, do Santa Luzia, mas a feita na hora logicamente é melhor.
Os ingredientes:
Carca de 250 g de bacalhau salgado em pedacos por pessoa
3 ovos caipiras por pessoa
2 cebolas grandes cortadas em tiras
Meia xicara de azeite de oliva
2 xicaras de batata palha
Meia xicara de salsinha picada
Uma xicara de azeitonas verdes picadas
O processo do prato logicamente começa colocando-se o bacalhau de molho, numa quantidade farta de agua, de um dia para o outro, trocando a agua uma ou dias vezes (como o bacalhau ja esta em pedaços, não é necessario trocar tantas vezes a agua).
Refogsmos numa frigideira grande ou num wok a cebola com o azeite, até dourar levemente. Separamos a cebola. Deixamos o bacalhau escorrer bem, desfiamos ele um pouco e colocamos na frigideira que refogamos a cebola, agora bem aquecida. Refogamos por alguns minutos, retirando eventualmente o excesso de água que pode se formar na panela (podemos até colocá-lo com a cebola).
Quebramos numa tigela os ovos, e após batê-los levemente, misturamos com o bacalhau quente. Mexemos a mistura um ou dois minutos, e misturamos as azeitonas e as cebolas que refogamos. Misturamos mais um minuto, colocamos a salsinha, e desligamos o fogo, tampando a panela. O ovo não pode ficar muito duro, e é isto que determina o ponto do prato.
Ao servir, colocar a batata palha no centro do prato ou da travessa, deixando um pouco a mais para quem quiser um "chorinho"!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário