29 de julho de 2011

Mejadrah com Shitake

Sou fã desta receita árabe, que já comi na casa de varios amigos e que adotamos em casa. Por ser uma receita vegetariana, ela é muito versátil, e fica ótima com coalhada ou mesmo como acompanhamento de alguma carne. Como nossos juantares durante a semana têm sido vegetarianos, o Mejadrah se encaixou muito bem. Neste caso, fiz uma adaptação ao original e misturei shitake ao arroz.

Ingredientes

- Um xicara de lentilha
- Um dente de alho amassado
- Duas folhas de louro
- Um caldo Knorr de legumes
- Duas cebolas grandes, cortadas em tiras
- Uma bandeja de shitakes lavados e cortados em tiras
- Uma xicara de arroz, pre-cozido (bem "al dente")
- Uma colher de sobremesa de açucar
- Salsinha picada para decorar

Refogar o dente de alho esmagado (ate formar uma pasta) com azeite e em seguida acrescentar a lentinha. Refogar alguns minutos mais e acrescentar meio litro de água. Colocar o louro o o caldo Knorr e deixar cozinhar ate ficar no ponto certo (cozida mas ainda firme), cerca de 40 min. Retirar o louro e reservar. Numa outra panela, refogar a cebola no azeite, até começar a ficar dourada. Colocar o açucar e refogar mais alguns minutos, a´té ficar bem dourada. Reservar. Na mesma panela, colocar mais um pouco de azeite, refogar os shitakes, misturar a lentinha com um pouco de caldo, e misturar o arroz. Colocar numa travessa e colocar a cebola aquecida no microondas e a salsinha sobre tudo.

25 de julho de 2011

Massa Rustica

Vi este prato numa revista "Bon Apetit", que baixei pela internet, e achei a ideia ótima. Logicamente, o segredo do prato é a qualidade dos ingredientes, como o azeite e o queijo parmesão. Fiz a massa num domingo a noite para minha irmã, Rachel.

Ingredientes

- Massa italiana seca de boa qualidade, 125g por pessoa (usei Linguine)
- Azeite de oliva extra virgem
- Parmesão ralado
- Um ou dois ovos fritos por pessoa, com a gema crua
- Pignolis torrados

Cozinhar a massa ao dente numa panela grande com agua e sal (sempre experimento para ver se a agua está boa de sal antes de colocar a massa). Colocar num prato fundo a massa, azeite, parmesão, os ovos bem quentes (se o ovo esfriar o prato perde a graça, assim deixar para fazer o ovo no final, sempre usando uma frigideira tefal). Colocar os pignolis torrados e servir. O prato combina muito com vinho tinto... Alternativamente, pode-se usar ovos de pata, a venda na feira...

19 de julho de 2011

Gnocci de Ervas do Thomas Keller

Aprendi esta receita com meu amigo Julio, enquanto estavamos caminhando pela praia de Ipanema junto com meu filho Pedro, num dia lindo de sol do inverno carioca. A idéia deste Gnocci  ˜francês˜ e fazer uma massa não com batata mas sim com farinha, como fazem os franceses. A receita originalmente é do Thomas Keller, do livro Bouchon.

Os ingredientes do Gnocci

- 1 xicara e meia de agua
- 12 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de sal (1 pitada grande)
- 2 xicaras de farinha peneirada
- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 1 colher de sopa de estragão picado
- 1 colher de sopa de ceboulete francesa picada
- 6 ovos grandes
- 3 colheres de sopa de ementhal ou parmesão ralado (o chef usa gruyére)

Para o molho de Champignons e Abobora

- 1 xicara de champignon de Paris picado
- Uma xicara de shimeji picado
- Um pedaco grande de abobora assado no forno com aluminio por 30 min, e picado em cubos
- Uma colher de cha de vinagre de vinho branco
- Duas colheres de sopa de manteiga sem sal
- Uma xicara de caldo de galinha, para o molho
- Salsinha e ceboulette picadas
- Azeite de oliva

Numa panela media em fogo baixo, derreter a manteiga na água e acrescentar o sal. Colocar a farinha, toda de uma vez, e mexer constantemente, ate que ela descole das beiradas da panela e o fundo desta fique limpo. Tirar do fogo se necessário, para evitar que a panela fique muito quente, e ir incorporando os ovos, alguns de cada vez. Continuar sempre mexendo, e tirando e colocando no fogo. Acrescentar a mostarda, as ervas, e o queijo, um de cada vez, e não parar de mexer até que tudo esteja incorporado. A massa deve ficar macia e brilhante, mas ainda úmida.

Para cozinhar o gnocci, deixar pronta uma panela grande com agua um pouco antes do ponto de fervura. Colocar a massa num saco de patisserie (pastry bag), e ir curtando a massa conforme ela foi saido do saco, uma a uma. A massa ficara pronta quando comecar a boiar. Aguarde de alguns minutos e coloque a em agua com gelo para parar o processo de cozimento. Caso desejado, a massa pode ser congelada.

Para fazer o molho, colocar meia xicara de azeite numa frigideira e aquecer. Colocar os gnoccis (caso tenha congelado, colocar mesmo assim direto na panela) e deixar até comecarem a dourar, cerca de 2 ou 3 minutos. Colocar sal e pimenta. Colocar os champignons e shimeji, mexer por um minuto. colocar a abóbora. Neste ponto, para fazer o molho, colocar na panela o caldo, o vinagre e a manteiga, e mexer para incorporar tudo. Colocar a salsinha e ceboulete e servir.

Carpaccio de Abobrinha do Mota

Já havia comido este prato uma vez, mas nas ferias de julho meu sogro acrescentou alguns temperos na receita original e fez um prato ao mesmo tempo leve, bonito e muito saboroso.

Os ingredientes

- 3 abobrinhas grandes
- Amendoa cortada em palitos torrada
- Parmesao moido do tamanho da amendoa (nao muito pequeno)
- Zest de limao siciliano

Para o molho

- Mostarda Dijon
- Azeite extra virgem
- Vinagre de vinho branco
- Sal e pimenta a gosto

Com um mandolin, fatiar as abobrinhas bem finas e colocá- las em uma travessa grande. Bater bem os ingredientes do molho, e colocá-los sobre a cama de abobrinhas. Colocar sobre tudo o parmesão, as amendoas e o zest, e servir.

Couve Flor da Romilda

Esta é a famosa receita de couve flor da cozinheira da Avo da Pat, a Romilda.

Ingredientes:

- 2 maços de couve flor

- 2 cebolas grandes, picadas

- Oleo de canola

- sal e pimenta a gosto

Cozinhar a couve flor em água com sal, aproximadamente 4 minutos. Retitar com um garfo para nao quebrar a couve flor. Reservar.

Numa frigideira Tefal, colocar as cebolas picadas no fogo, e aguardar até que a panela esteja bem quante. Acrescentar cerca de 2 colheres de sopa de oleo de canola ou equivalente. Acertar sal e pimenta. Deixar dourar bem, cerca de 15 min. Retirar do fogo e reservar, virando a panela de lado para deixar escorrer parte do óleo.

Colocar a couve flor numa travessa, e colocar a cebola sobre a couve flor. Esquantar no forno (ou mocroondas) e servir.

11 de julho de 2011

Fritata de Abobrina Arabe (Cussab Jibne)

Fizemos este prato bem simples baseado na ideia de meus amigos, Renato, Jacob e Juju, que comem este prato na casa de suas mães e adoram.

Ingrediente

- 4 abobrinhas raladas
- 1 cebola bem picada
- 6 ovos caipiras bem batidos
- sal, pimenta branca e uma pitada de açucar, a gosto
- Meia xicara de queijo ementhal ou equivalente picado (opcional)

Rofogar a cebola, colocar a abobrinha ralade e deixar mais agusn minutos, até amolecer um pouco. Colocar numa forma refratária, Colocar sobre a abobrinha os ovos, o queijo (se for utilizar) e levar ao forno até ficar firme.

9 de julho de 2011

Pate de Champignons e Lentilhas de Puy

250 g champignons em cubos
1 lata lentilha de puy
Cebola
Alho
1 pimentao vermrlho em cubos
1 ovo

1 chicara de farinha de rosca integral
Tomilho e alecrim, picados
1 xic caldo de vegetais
1 xicara vinho branco

Colocar champignon, alho, ceb, pimentao, caldo e vinho para refogar por 10 min
Esfriar e bater com a lentilha
Colocar num pote, misturar farinha, ovo, ervas, sal e pimenta
Colocar numa terrineira por 45 a 60 min, ou ate dourar por cima. Refrigerar por algumas horas antes de servir

Desenformar. Servir com salada.

7 de julho de 2011

Penne Negro com Lulas

Comemos este prato quando estavamos passando o dia na praia do espelho, num hotel muito charmoso de lá. O prato é simples, mas o importante é achar lulas bem frescas:

- Meio pacote de pene negro
- 1 kg de lulas cortadas em rodelas
- 2 dentes de alho bem picados
- Vagem refogada (usei nirá)
- Shitake
- Molho com reducao de vinho tinto e caldo de galinha e açucar, para jogar sobre a lula
- Salsinha para decorar

Cozinhar o macarrão. Ao mesmo tempo, deixar o vinho tinto com um pouco de caldo de carne reduzindo em fogo baixo. Colocar um pouco de açucar, e reservar.

Temperar a lula com sal, pimenta e um pouco de limão. Numa panela de ferro bem quente, jogar as lulas, e logo em seguida o alho picado. Mexar bem e colocar o nira, mexer até a lula ficar macia, cerca de 5 minutos.

Num prato montado, colocar a massa, as lulas com nira e sobre tudo isso o molho de redução de vinho. Cobrir com salsinha e servir